O mercado dos blogs: Será que um dia a bolha vai estourar?

Por Arquivo

Compartilhe com os migos!

Quando os blogueiros descobriram que poderiam ganhar dinheiro com os blogs, deram início a um crescimento desenfreado da blogosfera brasileira. Antigamente as pessoas criavam blogs com o intuito de escrever sobre sua vida, ou sobre temas que gostavam, e somento por isso. Hoje as pessoas criam blogs pensando justamente onde encaixar os anúncios do Adsense, os banners de afiliados e em quanto tempo as agências começarão a procurá-los.

Com essa mentalidade, temos um crescimento exponencial do número de blogs, porém a qualidade cai a medida que esse número cresce. As pessoas não criam blogs mais para postar conteúdo novo, interessante e relevante, e sim para postar hypes e ganhar em cima dos para-quedistas. Os blogs estão caindo na mesmice. A blogosfera brasileira não anda nada criativa e inovadora.

Quando surge algo “novo” por aqui, geralmente é uma versão abrasileirada de algum outro blog que fez sucesso lá fora. Os blogs criativos de fato, porém, têm de competir com os blogs mais relevantes, que, hoje em dia, já não possuem a qualidade de antigamente. O reflexo disso pode ser justamente a facilidade em se  ganhar dinheiro com essa ferramenta.

Penso que em algum momento, essa bolha dos blogs vá estourar. Novas ferramentas vão surgir e se popularizar. Os blogueiros que estão no topo, vão continuar no topo. Os que estão por baixo da onda, serão dizimados e consequentemente migrarão para novas ferramentas, e assim por diante.

Claro que isso é fruto da minha cabeça e eu não possuo conhecimento técnico nenhum para afirmar que isso irá ou não acontecer. É apenas algo que eu penso, e vejo que tem chances, se continuar da forma como está. Blog é uma ferramenta com um potencial tremendo, mas pelo menos no Brasil, não é utilizada em toda a sua potencialidade.

Veja por exemplo a blogosfera americana relatada no livro Blog – Entenda a Revolução que vai mudar o seu mundo. Hugh Hewitt nos conta como foi o surgimento da blogosfera americana e a sua participação decisiva no processo eleitoral de 2004. Blogs derrubaram candidatos e jornalistas. No Brasil, a nossa blogosfera se destacou por bloghits, vídeos engraçadinhos e imagens batidas.

Falta profissionalização do blogueiro. Se quer que o blog seja tratado como uma mídia séria, primeiro seja sério. Se leve a sério e trate o seu blog como um negócio. Empresas têm 50% de chance de darem certo e 50% de chance de não saírem do lugar. Com os blogs é a mesma coisa. Basta empenho, inovação e criatividade. Não vá esperando que seu blog será reconhecido da noite para o dia, principalmente se o seu conteúdo for o mesmo que os dos blogs grandes e com maior audiência.

Algumas categorias de blogs já estão ficando saturadas. Creio que essas serão as primeiras a serem atingidas caso ocorra essa bolha que mencionei. Blogs de humor são relativamente fáceis de criar. A estrutura é a mesma: Notícia de mídia tradicional + comentário engraçado, Imagem Engraçada + comentário, Vídeo engraçado + comentário. Isso não é humor basicamente. Se utilizasse o dia-a-dia como base pra discorrer um texto sobre humor, aí sim.

Ter um blog que o conteúdo seja totalmente original requer tempo e dedicação. O processo de criação é árduo e tortuoso. É claro que a audiência de blogs que se baseiam unicamente em texto é bem menor do que os blogs que trabalham com imagens engraçadas, vídeos, hypes e etc. As pessoas, exceto aquelas que procuram por informações específicas, não querem ficar minutos lendo um texto e refletindo sobre aquilo. Querem simplesmente ver uma imagem engraçada, rir e sair da página.

Esse processo de navegação é definido por Pierre Lévy como “Pilhagem”. O internauta vai navegando de link em link consumindo aquela informação sem ter algo em específico para consumir. Esse é o público médio dos blogs. De links em links, as pessoas vão absorvendo o que lhes é apresentado e não buscam por algo específico, o que é o caso de quem acessa blogs basicamente de textos.

O que eu divaguei por essas linhas e sintetizo agora é o seguinte: A blogosfera brasileira precisa se reinventar. Ela já está saturando e o que surge hoje em dia é só um mais do mesmo. Os que estão consolidados, estão e continuarão no topo até que algo inédito seja criado. Os blogs nos permitiram sair da mesmice da televisão, rádio, jornais e revistas e nos deram um leque bem maior de opções e onde procurar informação. Mas, da mesma forma que aconteceu com os outros veículos, os blogs estão tomando o mesmo caminho. O da padronização e uniformidade da informação.

Faça algo novo, criativo, que desperte o interesse da blogosfera, dos formadores de opinião. Apesar de muitos ainda prezarem pelo “mimo” dos que surgem, como tirinhas citando blogs, algo criativo sempre é bem visto por quem realmente procura repassar informações de qualidade. Sobreviver de blog é um desafio, e assim como empresas pequenas cresceram porque inovaram, com os blogs é  mesma coisa.

Compartilhe com os migos!

2 Responses to " O mercado dos blogs: Será que um dia a bolha vai estourar? "

  1. RaFa disse:

    Opa, grande Rafa Barbosa.
    Cara, tu analisou com simplicidade o que está realmente acontecendo.
    Tenho meu blog, de humor, a quase 3 meses. Porém percebi que ficar postando as imagens dificilmente me levaria a ter mais acessos e visibilidade. Resolvi inovar com colunas de temas especificos. Comecei duas colunas está semana e pretendo inserir outras duas em breve. Tentando inovar. Veremos se dará certo.

    No mais, parabéns pelo texto e pelo ótimo trabalho no blog.

  2. cleiton disse:

    as vezes me dá medo ter um blog de humor. Varios que não tem um pingo de originalidade ganham creditos e eu fico sem porcaria nenhuma…

Conta ai pra mim o que você achou!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    × Fechar