Meu problema com azeitonas

Por Arquivo

Compartilhe com os migos!

Odeio azeitonas! Eu sou um cara que gosta de comer bem. E posso dizer que como a maioria das comidas existentes no mundo (exceto aquelas que são servidas cruas – carnes principalmente – ou ortodoxamente incoerentes com o padrão de vida ocidental). Mas se você quer acabar com a minha alegria de comer, é só colocar azeitonas no meio da comida.

Não existe no mundo culinário algo tão sem vergonha quanto as azeitonas. Ela deveria ter se mantido na função pela qual sempre foi pensada para exercer: servir de base para o azeite de oliva.  Nada mais e nada menos que isso. Deus só deu uma única função para essa maldita e mesmo assim ela não conseguiu cumprir o seu propósito na Terra.

Na verdade, acho que a culpa não é nem das azeitonas em si. Não imagino que um belo dia ela se cansou de ser colhida na oliveira e esmagada para gerar o azeite e disse “e se as pessoas me comessem inteira”? Isso é coisa de algum chef metido a besta que decidiu que aquela fruta cairia bem se comida diretamente. E aí começou a enfiar azeitonas em tudo quanto é prato que simplesmente não precisa de azeitonas.

azeitonas

Essa imagem embrulha meu estômago

Esteticamente, a azeitona nem deveria fazer parte de pratos de comida. Para começar, ela tem a forma oval, ou seja, você corre o risco de “catapultar” a azeitona ao tentar cortá-la ou na hora de fincar o garfo. Em segundo lugar, não tem nada mais desagradável que ver alguém chupando uma azeitona e depois cuspindo aquele caroço feio no cantinho do prato. Tá certo que em alguns casos as azeitonas já vem sem caroço, e parabéns por quem tem esse mínimo de respeito.

E olha que eu me amarro em melancia e abacate.

Azeitonas Intrusas

Pra piorar a situação, em alguns casos a azeitona gosta de brincar de Kinder Ovo com surpresa. Quando você pede uma empada ou uma coxinha, morrendo de fome e contando os segundos para degustar cada pedacinho dessas duas excelentes iguarias, e na primeira mordida é “premiado” com um pedaço dessa fruta maldita. Em alguns casos, não é simplesmente um pedaço, mas azeitonas inteiras. Com caroço e tudo o mais.

É uma sensação de traição sem igual.

Desserviço aos anos de desenvolvimento da culinária

Desserviço aos anos de desenvolvimento da culinária

A minha aversão à azeitona é tão grande que normalmente me dou ao trabalho de primeiro remover a tampa da empada e procurar por cada pedacinho em meio ao recheio. Geralmente isso acontece apenas com a empada tradicional de frango, o que já é uma vitória. Se algum dia eu encontrar azeitona em uma empada de carne seca com catupiry, pode ter certeza que acionarei o Procon e a Anvisa. Não deixarei barato tal subversão gastronômica.

Deveria ser decretada uma lei proibindo o uso indiscriminado e deliberado da azeitona em comidas em que o recheio tradicionalmente venha “escondido”. Não é legal esse tipo desagradável de surpresa.

Veja a pizza, por exemplo. Você já sabe que a azeitona está ali. Ela está se mostrando e dizendo claramente: estou aqui e você pode ou não gostar de mim e me comer. Não tem problema. A pizza é uma comida honesta consigo mesma e com seus apreciadores. Não esconde o que vem em sua composição.

Pizza com azeitona…

O mesmo pode ser dito para o strogonoff. Apesar de não combinar em nada com a azeitona, você tem facilidade em remover os pedaços se não estiver afim.

Mas com salgados e tortas, isso não é legal.

Fica aqui o meu apelo aos produtores de comida e legisladores brasileiros. Abram os olhos para essa palhaçada. A azeitona não pode ser utilizada dessa forma vil e cruel, como se fosse um pacote de chips com tazo surpresa. Quando eu compro uma empada e uma coxinha, eu espero encontrar apenas frango e eventuais pedacinhos de batata cozida. Até uma ou outra cebola a gente aceita. Mas azeitona, não.

Atenciosamente,

Rafael Barbosa.

Compartilhe com os migos!

11 Responses to " Meu problema com azeitonas "

  1. Carol disse:

    Ai, nada pior que encontrar azeitona em empada! Perde totalmente a graça do salgado HAUISHUAH

  2. Rafa Bravim disse:

    Achei que era só eu que tirava a tampa da azeitona.

    Olha fico muito da puta quando encontro essa benedita em alguma comida, um minusculo pedaço de azeitona deixa a parada toda com esse gosto infernal!

  3. Floco disse:

    Partilho desse sentimento! As pessoas não entendem por que eu não gosto da cretina, mas ela é tão horrorosa que eu detecto o gosto num pedacinho mínimo que seja e a vontade de comer acaba.. o mesmo ainda vale pra palmito, que geralmente acompanha a azeitona contaminando a empada.

  4. rafabarbosa disse:

    E ai, Sharon! É sempre triste esperar aquele salgado maravilhoso e ser surpreendido por essa bolota infernal =(

  5. rafabarbosa disse:

    Cara, é exatamente assim no meu circulo de amizades também. Um pouco decepcionado por colocarem livremente essa… COISA em comidas boas.

  6. CMD disse:

    Conheço mais gente que não gosta de azeitona do que o contrário. Aí me pergunto: por que ainda colocam essa porcaria na comida?

  7. Sharon disse:

    Oie.
    Dizem que é feio rir da tragédia alheia, mas foi muito engraçado, hehe
    Apesar de eu não ter essa aversão as azeitonas, também prefiro elas no canto delas, e que apareçam somente quando são chamadas. Principalmente a azeitona verde.

    Bjoos.

  8. Daniel disse:

    Se azeitona fosse bom, não ia precisar ficar muito tempo na salmoura. 😀

Conta ai pra mim o que você achou!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. […] o termo mais correto para designar uma pessoa com as características acima seja exatamente esse: azeitona. Quer algo mais inconveniente que azeitona? Ou Felipe Neto, oxiúros e até mesmo Crepúsculo. […]

× Fechar