Eu, a publicidade, a Internet e o Design de Interação.

Por Arquivo

Compartilhe com os migos!

mouse_pointer

Eu andei evitando falar um pouco sobre publicidade e comunicação em geral aqui no blog. Reflexo de um ano inteiro dedicado ao estudo de publicidade em blogs e mídias sociais. Confesso que acabou me saturando um pouco. Porém, nos últimos dias, me deparei com algo que merece ser citado aqui, até porque está ligado diretamente com o que tenho trabalhado.

Atualmente as agências de publicidade têm investido bastante na construção de um núcleo destinado apenas à Internet. É reflexo do que todo mundo já sabe há algum tempo: a Internet vem crescendo como mídia publicitária, o custo é pequeno e o retorno significativo.

O diferencial é que hoje em dia não se limita mais somente a um “webdesigner” que faz um “sitezinho” em flash e pronto. Graças à evolução da Internet, chegamos a um ponto onde o que prevalece atualmente – e vale ser estudado a fio – são o Design de Interação aliado as técnicas de Webwriting.

Mas o que vem a ser esse tal de Design de Interação e esse outro, o Webwriting?

Design de interação (ou design de interface) é uma área do design especializada no projeto de artefatos interativos, como websites, PDAs, jogos eletrônicos e softwares. O foco do Design de Interação são as relações humanas tecidas através dos artefatos interativos, que funcionam também como meios de comunicação interpessoal.

Fonte: Wikipédia

Webwriting é um conjunto de técnicas que auxiliam na distribuição de conteúdo informativo em ambientes digitais.

Fonte: Webinsider

Crédito: Usabilidoido

Crédito: Usabilidoido

Resumindo, aquele site maneirão que você acessou ontem e te permitia interagir com ele usando, por exemplo, a sua webcam ou o seu microfone, é um site construído através dos conceitos de Design de Interface. E sabe aqueles links bem organizados que não te deixaram ficar perdido lá no meio? Então, aquilo foi obra do Webwriter do site, o cara que escreve e organiza a informação pensando em você, usuário. Isso tudo pode ser chamado também de Design Centrado no Usuário.

O site, atualmente, não serve mais apenas como um “canal” de informação on-line do cliente. Com o desenvolvimento do que se convencionou chamar de “web 2.0“, as páginas de internet hoje em dia têm a necessidade de oferecer mais do que informação, elas devem ser interativas e proporcionar uma experiência significativa para o usuário. Claro, sem deixar de lado o cliente e a sua marca.

O ponto interessante (e o que me motivou a escrever esse artigo) é que, apesar do caráter publicitário, para se trabalhar com o design de interação você não deve dominar somente os conceitos de comunicação, publicidade e design. Você deve, principalmente, dominar conceitos de informática e computação como linguagens de programação e a dinâmica da Web.

Vemos essa diferença principalmente em agências digitais, onde a procura por profissionais de TI que dominam linguagens e softwares de programação chega a ser, em alguns casos, superior à procura por profissionais da publicidade que dominam mais a técnica de comunicação.

Não basta só saber como layoutar uma página usando HTML e JavaScritp e criar um “carregando” estilosinho em Flash. Elaborar um site na internet exige conceitos que permitam e facilitem a arquitetura da informação, a objetividade do conteúdo veiculado e a navegabilidadeusabilidade das páginas. Tudo isso contando com a participação direta do usuário.

Vejo que esse não é “o futuro da publicidade on-line”, esse já é o presente – a exploração das mídias digitais. Estamos vendo o papel jornal, os folders e os vt’s de 30′ dando lugar a sites bem elaborados que vão além da “simples presença na web” de um cliente.

Temos visto o crescimento de núcleos web e agências digitais se destacando e recebendo mais verbas do que as áreas tradicionais para o desenvolvimento de sites e soluções on-line.

Eu adoro trabalhar com internet, dentro do que os meus parcos conhecimentos permitem, mas percebo que estou ficando para trás por não dominar, na prática, quase nada dos conceitos abordados acima.

Tenho um conhecimento básico de HTML e me aventuro (mesmo a contragosto) em algumas funções de PHP. Mas isso não é mais suficiente. É só ver um site mais bem elaborado e me vem a ducha de água fria, e percebo que o mercado não está tão competitivo quanto se pensa. A questão é que muita gente não está preparada e não possui conhecimentos necessários para trabalhar no que vem se mostrando a nova tendência da publicidade. Eu sou um desses. Infelizmente.

Compartilhe com os migos!

7 Responses to " Eu, a publicidade, a Internet e o Design de Interação. "

  1. Guilherme disse:

    Calma rafa, o sr nao é o unico, nao mesmo

  2. rafabarbosa disse:

    Eu não quero outro emprego. Só fico frustrado de não saber ou dominar o que vem dando dinheiro e resultados ultimamente =(

  3. rafabarbosa disse:

    Nossa, até agora to de boa aberta! :O

  4. rafabarbosa disse:

    Meu dilema é apenas um: Não dominar e conhecer o que tá dando dinheiro.

  5. Fabriel disse:

    Pô cara… esse é o maior dilema em que eu vivo também…

    Não sei se meu blog está adequado a atualidade, tais como. Imagens, conteúdo e o layout…

    As vezes fico olhando e achando um lixo, mas chegam algumas pessoas e falam que é 10, que aquilo e outro. daí fico até feliz… Mas nunca estou feliz, sempre faltando algo de bom.

    rsrsrs… Assim eu procuro sempre estar estudando um pouco mais sobre as codificações para estar implementando no blog.

    Enquanto isso tenho que me contentar também com o meu básico html… rsrs

    Abraços parceiro!

    Twitter: http://twitter.com/fabriel

  6. Thiago Caetano disse:

    Brinco com internet desde 1995 acho eu, e afirmo que nunca vi site tao bem elaborado até hoje quanto esse:

    http://www.pudim.com.br

    😀

  7. Evandro F. disse:

    PQP você já quer outro emprego veio?? rsrsrs

Conta ai pra mim o que você achou!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    × Fechar