Não acredite em Hollywood. Relacionamentos entre amigos nunca tem final feliz

Por Arquivo

Compartilhe com os migos!

O cinema tem o incrível poder nos transportar para um mundo de magia e alegria onde várias histórias de amor tem um final feliz. Porém, como todos sabemos, menos de 1% dos filmes reflete o mundo real.

Você já deve conhecer a famosa expressão Friend Zone, tão explorada pelo meu grande amiguinho Lucas Guedes, o Luke. Basicamente, a Friend Zone é aquele limbo entre a maior história de amor de todos os tempos protagonizada por você e o completo desprezo pelo seu amor proporcionado sempre por aquela amiga por quem você se apaixona.

No mundo real, uma vez na Friend Zone, sempre na Friend Zone.

Roubei a imagem do Luketinho

Roubei a imagem do Luketinho

Hollywood nos ensinou (erroneamente) que existe sim final feliz em histórias de amor envolvendo amigos. Da safra mais recente podemos citar O Melhor Amigo da Noiva e Pagando Bem Que Mal Tem? (Zack and Miri make a porno).

No primeiro exemplo, os personagens principais sempre foram grandes amigos. O cara, um garanhão nato que pega todas sem a menor cerimônia e a garota que vive uma jornada em busca do grande amor. Quando ela decide viajar, o pegador se toca que, na verdade, sempre foi afim dela e resolve se declarar quando a amiga retornar. Infelizmente, quando ela retorna já está noiva. Friend Zone, amigo. Mas, como estamos falando de Hollywood, os dois acabam juntos.

Já Zack and Miri mostra a história de dois amigos que dividem um apartamento. Com as contas atrasadas, eles tem a genial idéia de gravar um filme pornô. A cereja do bolo é a cena protagonizada pelos dois. Resumindo, eles terminam o filme juntos.

Isso é Hollywood, a terra do final feliz.

Amigos com final feliz

Amigos com final feliz

Agora, na prática, no mundo real, as coisas nem sempre terminam bem. Aliás, as coisas nunca terminam bem em uma relação amigo x amiga na vida como ela é.

Basicamente, a história é assim:

Menino conhece menina. Menino começa a conversar com menina. Menino se apaixona por menina. Menino se declara pra menina. Menina responde que adora o menino, mas não dessa forma. Menino se mata.

Mentira, nem sempre o menino se mata. Mas a história é sempre assim.

Vivemos em uma sociedade onde a grande maioria das garotas, inconscientemente, é condicionada a gostar de caras cafajestes, que não sabem demonstrar seus sentimentos e, em muitos casos, geralmente não dão a mínima para elas.

Você é o cara que sabe o aniversário dela de cor, a música que mais gosta, o filme favorito, a comida preferida, além de ficar esperando por ela até de madrugada para saber como foi o dia e sempre ter assunto pra conversar, o cafajeste só precisa encarar a garota para se dar bem. Por outro lado, nós, os caras normais que sabem se expressar e são fiéis a uma única mulher somos massacrados sem piedade quando o assunto é amor.

Carência? Não sei dizer, mas, quando conhecemos uma garota interessante, que compartilha os mesmos gostos, as mesmas bandas e com papo legal, em pouco tempo estamos apaixonados.

Esse é o grande problema. Por uma falha na evolução de nosso DNA, não sabemos distinguir o exato momento em que colocamos os nossos pezinhos na linha que marca a divisão entre a Terra do Amor e maldita Friend Zone. Infelizmente não temos um alarme que dispara quando pisamos nessa linha e embarcamos de cabeça no mundo das decepções amorosas.

Enquanto conversamos com essas garotas buscando demonstrar aos poucos os nossos sentimentos, percebemos que cada vez mais elas nos procuram para contar os seus problemas. Enquanto falamos do novo filme do Kevin Smith, ela fala do último carinha que pegou na balada.

Como somos legais, acabamos dando alguns conselhos e, no meio deles, mesmo que subliminarmente, algumas dicas de que nós somos “os caras perfeitos” pra elas. Naturalment, quando você passa a ser legal com essas garotas, elas automaticamente o promovem ao posto máximo de uma relação: melhor amigo.

Quando isso acontece, o gráfico que representa as nossas chances de ter algum relacionamento além de amizade com essas garotas cai vertiginosamente.

Gráfico Amizade X Amor

Gráfico Amizade X Amor

Enquanto o nosso sentimento por elas cresce a cada dia, a nossa imagem na cabeça delas é daquele cara com quem podem contar em qualquer situação. Não que isso seja ruim. É ótimo. Pelo menos, de alguma forma, somos importantes.

Quando elas tomam um pé na bunda, quando o último peguete dá um bolo, quando descobrem que o Fabinho da 8ª B gosta da Cynara. Somos a primeira opção de desabafo dessas garotas, mas quando se trata de beijar na boca, namorar ou até mesmo transar, nosso nome é o último da lista acompanhado de um enorme carimbo que diz: Melhor Amigo.

Arrisco a dizer que no MSN dessas garotas os contatos são classificados da seguinte maneira: pegáveis, não pegáveis e você.

Os pegáveis como o próprio nome já diz, são aqueles caras cuja as desventuras amorosas da garota sempre terminarão na sua janela do MSN. Os não pegáveis tem a possibilidade de inverter a situação e em um futuro bem distante (provavelmente quando a garota já não for tão interessante) terão o imenso prazer de fornicar com ela. Já o “você”, bem, é melhor desistir. Você nunca terá chances.

O pior momento de uma relação entre amigos, quando um deles se apaixona, é momento em que temos de nos declarar. O que já era ruim fica ainda pior, pois, por mais que na nossa cabecinha tenhamos alguma chance, o mundo real nos mostra que não é nem um pouco amigável.

Eu já estive na Friend Zone de quatro garotas diferentes no período de dois anos (2005 a 2007). Em todos os casos, eu era o cara que elas sempre procuravam pra contar os seus problemas. Segundo a Carol, minha amiga, eu tenho cara de psicólogo, o que provavelmente deixa as garotas mais a vontade.

Acontece que se eu dava conselhos, era porque eu as conhecia melhor do que ninguém. Melhor do que qualquer carinha com quem elas se decepcionaram e que, ainda sim, preferiram continuar insistindo no erro. O que mais era preciso pra entender? Um desenho?

Cara só pensa na garota. Garota só pensa no cafajeste.

Cara só pensa na garota. Garota só pensa no cafajeste.

Em todos os casos a Friend Zone foi impiedosa, me mostrando qual era o meu lugar no mundo. Em todas elas, a minha esperança morreu junto com o ponto final da frase:

Eu gosto de você, mas não dessa forma. Não quero estragar a nossa amizade. Você entende, né?

Não. Eu nunca vou entender.

Mas as coisas mudaram um pouquinho em 2007 quando comecei a agir como cafajeste e isso tem uma explicação. O principal segredo para não cair na Friend Zone é se antecipar. É se declarar antes, muito antes de se tornar o melhor amigo da garota. Relacionamentos são uma bomba relógio cujo contador entra em contagem regressiva no momento em que vocês se conhecem e trocam MSN’s. Cada dia que se passa é um dia a menos que você tem para conquistar a garota e não cair nesse limbo amoroso.

Se você já mostra serviço com pouco tempo, as suas chances são melhores do que deixar para depois. Teoricamente, você é quem deve ser o cara de que elas vão falar com outro trouxa. Pena que teoria nunca é algo concreto. O que vale é a prática.

Voltando. Tratei de pegar as garotas antes de criar qualquer laço de amizade, deixando bem claro que a minha intenção era única e exclusivamente pegá-las. Mas aí, algo surpreendente aconteceu: Quando estava prestes a entrar na Friend Zone mais uma vez, eu finalmente conheço uma garota que, mesmo conversando comigo com freqüência, não me colocou no grupo de “amigos”.

Sim, estou falando da minha namorada (oi Ohanna =D). Não agi como o cafajeste, mas também não me tornei amiguinho antes das coisas acontecerem. Tudo foi muito rápido, como deve ser para evitar a Friend Zone e em pouco tempo estávamos namorando. Situação esta que perdura até hoje, ainda bem.

Viu o paralelo? A garota com a qual eu não investi dias e dias tentando sair da Friend Zone foi aquela que, no roteiro de filme do qual fazemos parte, estava destinada a ficar comigo. Saca quando a coadjuvante rouba a cena e se torna a protagonista? Então.

Retomando o raciocínio, relacionamentos que começam em amizade estão fadados a terminar em amizade, mesmo que uma das partes se apaixone perdidamente pela outra.

Mulheres tem um sério problema em ficar com amigos. É o tal de estragar a amizade.

Caras, vou contar um segredo: pessoas estragam amizades. Sentimentos nunca estragam nada. Relacionamentos não são complicados, pessoas são. É muito simples conciliar uma coisa com a outra. Eu garanto que um cara não vai mudar o comportamento só porque vocês se beijaram. Aliás, ele pode até mudar e acredito que para melhor.

Essa situação é engraçada. Quando somos mais novos, geralmente as garotas idolatram algum carinha de quem ficam afim. Porém, com o tempo e um pouco mais de experiência, elas saem dessa situação e, ao contrário, nós é que entramos nessa fase de idolatrar uma garota.

Encerrando o texto, não acredite em filmes de Hollywood que mostram finais felizes entre amigos. Por uma falha na programação do cérebro das mulheres, elas não acreditam que um relacionamento com um amigo possa ser duradouro e feliz. Mesmo que ela seja fã de Spider-Man e você se vista com a roupa do aranha só para beijá-la de cabeça pra baixo ou ainda que você tenha o trabalho de cobrir todo o quarto dela com várias e várias Amazing Spider-Man, ela nunca vai sequer cogitar a idéia de ter alguma coisa com você.

Não precisa ser cafajeste, apenas se antecipe. Não deixe a relação entrar na maldita Friend Zona pois, como já deu pra perceber, ela é um maldito beco sem saída. Nem Tatooine consegue ser pior.

Compartilhe com os migos!

42 Responses to " Não acredite em Hollywood. Relacionamentos entre amigos nunca tem final feliz "

  1. Marcelo disse:

    E quando o cara se apaixona mais facil q a maioria, não fica com qualquer uma, e teve muitas mudanças na infancia q acabaram fazendo ele crescer tendo dado apenas 1 beijo, ficando mais velho consequentemente aumentando o medo de “Beijar Mal” e ainda sendo timido, entrando em todas as friends zones possíveis, com 17 anos deu 3 beijos e os 3 foram um desastre, como se aproximar de uma menina e ficar com ela sem passar fiasco ou etc?
    Acho q vou é pagar pra uma mulher me fazer virar gente! Suicídio tbm é uma boa opção (ou não)

  2. rafabarbosa disse:

    UIhuahuahuahuhua Poxa, valeu pela correção, Troll. Bem, concordo que nego dá uns conselhos que não funcionam muito bem atualmente uhahuahuahuahua
    Abraço!

  3. Troll disse:

    Cara, o gráfico tá errado. O nível de amizade tem que ser posto no lugar do interesse.

    No mais, gostei de tudo.

    Tipo, tem uns doido na internet aconselhando a levar a garota pra se divertir, roubar um beijo e pum!, o mundo muda como num passe de mágica. ¬¬ fala serio, leva um tapa, um vsf seu fdp é 150% mais provavel =D

  4. julyana arrais alves disse:

    saite sem grasa não tem nada pra botar de melhor do que isso

    eu mareço mesmo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  5. Rafael disse:

    Cara ta de parabens quem escreveu isso, na boa a pura verdade, e parece athe um padrao isso q é foda, acabei de ouvir um “você é so meu amigo” realmente agente que tenta parece sempre se ferrar…

  6. Mateus disse:

    Amigo! Eu tenho de admitir! Esse texto é o mais real e interessante que eu li na minha vida toda! Já passei por essa situação, é horrível! Pura verdade!

  7. Lucas disse:

    nem da pra acreditar que tem alguem que ja tomou no cu com essa friend zone como eu tenho tomado nos ultimos 4 anos ;D

  8. Anônima disse:

    Friendzone feminina não existe. A Friendzone é uma desculpa feminina pra dispensar os caras que elas de fato não querem, não importando se eles são cafajestes ou amiguinhos. Se a garota quiser realmente te pegar, não rola esse papinho de friendzone e nem estragar amizade. Já peguei vários amigos e nada mudou na amizade.

  9. filipe disse:

    Friend zone é coisa pra pessoas carentes com problemas de autoestima baixa e só se aproxima de pessoas em crise. Disso penso três coisas:
    -o q colou o vaso qubrado, não fica com ele.
    -qdo passa a crise, a pessoa , busca algo novo, uma companhia nova.
    -mulheres acham o dia da ficada, é muito mais especial que aquela tarde inteira de amizade plena.

  10. ulisses disse:

    Esses TEXTO eu posso te afirmar q foi um dos melhores que ja li na vida ‘

  11. ulisses disse:

    Tbm Acho ‘

  12. yuri disse:

    kkkkkkkkk, cara eu to morrendo de rir com seu blog, eh mto hilario e vou fazer um quote do meu amigo aki Rodrigo, ele disse “nossa q depressivo isso, fico até com medo de dize q me identifiquei”

    e mermao eu vou ter ke dizer ke eu pensei a mesma coisa quando comecei a ler

  13. Belo texto e pura verdade, parece com o texto da Teoria Pedestáltica. http://teoriapedestaltica.blogspot.com/
    Que fala sobre vc idolatrar uma pessoa mas nunca conseguir nada por ser amigo.

  14. Rodrigo disse:

    nossa q depressivo isso, fico até com medo de dize q me identifiquei

  15. C!. disse:

    Cara, texto fodastico, 😀 !

  16. Bianca. disse:

    oi, eu fiquei com um grande amigo meu .. e no final nao deu certo. Ele nao quer mais falar comigo . Só pra avisar que nao sao todos que tem essa sorte de namorar com os melhores amigos , ou grandes amigos. Eu só sei que eu não errei , o cara me deu um toco depois de 1 semana. vida cachorra.

    mas eu ainda acho que colocaram olho gordo.

  17. Mari disse:

    Não é bem assim, a friend zone é terrível, mas pra começar um namoro tem que ter vontade por parte dos dois, não adianta só um amar, uma coisa é ser melhor amigo e outra é ser namorado, sao sentimentos distintos e os homens tem mania de achar que se voc é amiga voce tem a obrigação de tentar ser namorada, fora que quando entra na friend zone o garoto fica triste porque não consegue o que quer e ainda deixa a garota triste porque destrói a amizade.

  18. Renato trimegisto disse:

    Não li tudo ainda, mas só pra avisar que dia 18 faço 1 ano de namoro com minha melhor amiga que conheço a mais de 6 anos. (faço 18 em janeiro)

    Friend Zone é para fracos.

  19. Weverton disse:

    Conclusão: 1ºPaixão 2º Amizade Como diz Vitor e Leo – Amigo Apaixonado:

    Existem duas maneiras de um homem amar verdadeiramente uma mulher a (1º)primeira; é quando ele se torna o melhor amigo dela e depois se apaixona “Friend Zone”(2º)Mas existe uma outra, quando ele se apaixona e aprende a ser seu melhor amigo.

    Acho que é isso tentar começar do zero (se afastar),e se possível organizar na ordem certa. Espero ter ajudado. ABÇOS

  20. TNK disse:

    Heloisa, Já estava pensando em fazer isso antes de encontrar esse blog. Agora eu sei exatamente o que tenho que fazer vc só me fez abrir mais ainda os olhos [é o destino] vlw msmo

  21. Eric Souza disse:

    “Somos a primeira opção de desabafo dessas garotas, mas quando se trata de beijar na boca, namorar ou até mesmo transar, nosso nome é o último da lista acompanhado de um enorme carimbo que diz: Melhor Amigo.”
    Pior, estamos depois até que irmãos e pais….

  22. Luiz disse:

    Maldito Goethe!

  23. Gigio disse:

    A gripe espanhola aconteceu em 1918, logo a gripe espanhola é a gripe espanhola do século XX

  24. Gigio disse:

    [Nerd mode]Cara, o gráfico tá invertido. Deveria ser o contrário, a linha deveria estar descendo[/Nerd Mode]

  25. walquiria disse:

    o problema é quando eu percebi que era só pra ser amigo aquele cara que eu tava a fim e já tinha dado esperanças/ficado com ele. FODA³
    a gente sempre colhe o que planta. mesmo sem saber o que plantou!

  26. walquiria disse:

    Como sabe? talvez ela só não tenha contado porque viu que estava na Friend Zone. E, como estava embaixo do seu nariz, considerando como amiga, você não percebeu nenhum dos “sinais” (isso me lembra aquele filme “ele não está tão a fim de você”)
    Heloisa tirou as palavras do meu cérebro antes de eu poder concebê-las e transformá-las em palavras. o_O

  27. walquiria disse:

    Olha, eu acho que depois que se entra na “Friend Zone”, o grande problema de ter um relacionamento é o fato de não haver nenhum mistério, coisa que a amizade destrói.
    A questão é como a Natália disse, os caras insistem em se apaixonar por meninas que potencialmente não se apaixonariam por eles.
    E, lógicamente, eu posso estar a fim de pegar um amigo. Mas além de usar isso como desculpa para os amigos que não fazem o meu tipo, também pode ser verdadeiro, porque se vc conhece o amigo o suficiente pra saber que ele não vai te tratar da mesma forma se der errado, vai ficar frio, distante, ou ficar insistindo numa coisa que não tem futuro… enfim, dizer que não quer estragar a amizade pode ser real, embora seja raro, penso eu.
    Agora, depois de um tempo, um amigo já não é só um amigo, é como se fosse um irmão, um primo… e cara, quem tem tesão pelo irmão?
    Minha melhor amiga, que considero como minha irmã tem um irmão que eu já fiquei com ele ha muit tempo atras. Hoje em dia, a amizade ficou tão forte que a gente se considera irmãos. Não rola mais quimica, saca? Não deu certo, não deu certo. Então, nesse caso, a amizade não acabou. Mas tem algumas situações que são foda. Tem amigos que evito porque já fiquei com eles algumas vezes e agora eles pensam que sempre vou querer ficar com eles. Alguns até não respeitam o fato de que tenho namorado agora. É froid. Nóis paga o pato pelas cagada do passado.
    Por isso, melhor prevenir que remediar. Meu namorado atual eu conversei uma vez antes de beijar (roubar um beijo dele); e agora estamos juntos. E somos amigos, também.

  28. CAMILA disse:

    Cara, é fato que a friend zone existe.

    Eu acho assim: vc até pode virar BFF do seu namorado
    Mas nunca o contrário. A tendência a não dar certo é grande demais.

    E se tem uma coisa que eu pratiquei váaaarias vezes quando solteira era eleger os integrantes da friendzone e tratá-los como irmãos. E assim eles permanecem até hoje.

    Sei lá, acho que amizade é uma parada muito legal para você jogar na fogueira por uma simples ficada. E pô, dar esperanças também é escroto. Por isso eu sempre deixei claro de quem eu considerava amigo.

  29. rafabarbosa disse:

    Muita gente provavelmente já praticou esse conselho. Depois de umas quatro friend zones, você aprende.

  30. rafabarbosa disse:

    Cara, por favor, não vá ficar parecido com o Miguel Falabella hahuauhhuahuahuahuahuahuhuahuauha

    A Friend Zone é a gripe espanhola do século XX.

  31. rafabarbosa disse:

    Pow, concordo plenamente Heloisa. As vezes, quando você se importa “demais” com o que acontece com a pessoa, vc cruza inevitavelmente a friend zone. Bom, eu nunca passei por essa experiência estando do outro lado, ou seja, de alguma garota gostar de mim e entrar na minha friend zone. De qualquer forma, é realmente foda.

  32. Heloisa Biagi disse:

    Friend Zone é algo terrível, mas nem de longe isso é coisa só de mulher. Homem também tem dessas de simplesmente enxergar a melhor amiga como “homem”, não importa o quão linda, simpática e companheira ela seja. Acho que no geral os reles mortais não gostam de nada “fácil” ou que esteja debaixo do seu nariz. Preferem o lance da conquista, do desafio, do inalcançável. Portanto, se você está afim de um amigo/a, o primeiro passo é criar uma distância saudável da pessoa e manter um pouco de mistério, não sair contando tudo pra ela (e nem virar seu muro de lamentações, senão você vira a “irmazinha” ou então o “melhor amigo gay”). É meio ilógico, mas por experiência própria, digo que funciona.

  33. Costela disse:

    Essa Friend Zone é a maior desgraça da humanidade. Eu acho que grandes desastres já aconteceram por conta dessa maldita Friend Zone. Sabe Tróia? Friend Zone. Sabe era glacial? Friend Zone. Sabe as tsunamis? Culpa das Friend Zones. Sabe o dia que acabou o pão doce na padaria? Friend Zone PURA!!
    Eu tenho o PÉSSIMO costume de me apaixonar por amigas. E ainda hoje sou apaixonado por uma menina que é minha amiga desde que nascemos. É triste cara.
    A saída mesmo é virar aquele modafoca cafajeste que as mulheres gostam tanto.
    Acho que vou começar a malhar e pintar o bigode de loiro. Assim COM CERTEZA terei mais chances. XD

  34. Luis Jhonne disse:

    Cara, eu já entrei na friend zone e não é nada bom está nela. Mas hoje, com minha atual namorada [rafinhafake](oi Nayolle =D) [/rafinhafake] eu fui rápido tbm. Então teus conselhos, antes de conhecê-los, eu já praticara.

  35. Cindy Dalfovo disse:

    Concordo com a Natalia.
    A proposito, eu namoro ha mais de 3 anos com o cara que era e eh meu melhor amigo
    E uma das minhas melhores amigas eh apaixonada e agora estah com um cara que eh melhor amigo dela ha anos.

    Mas fazer o que? O cara acha que eh soh se declarar e estah pronto. Alguem que apenas diga seus sentimentos provavelmente levara um fora -mulher tem de ser conquistada antes disso. Voces colocam as garotas numa sinuca de bico ao quererem mudar a relacao e estranham quando elas se assustam e recuam? Serio?

    Provavelmente foi o que vc fez com sua namorada atual: vc conquistou ela, e eh isso que importa. Vc pode conquistar a garota sendo o melhor amigo, sendo o cara distante, o intelectual, o esportista.

    Ademais, por incrivel que pareca, garotas tem mais receio de entrarem em relacionamentos. Eu sei que normalmente se pensa o contrario, mas quando as garotas percebem que elas se dedicam mto mais ao relacionamento do que a maioria dos caras, elas nao se sentem mais tao dispostas a arriscarem amizades por semi-relacionamentos.

    Mas o que importa eh que seu romance estah dando certo, neh? ^^

  36. Natália Becattini disse:

    Vou dar minha versão feminina dessa história toda. Mulheres podem querer pegar seus amigos sim. Essa tal de Friend Zone é pura desculpa que a gente usa pra dar o fora naquele cara que é legal, tem um papo bacana e que a gente até gosta dele, mas que não é do “nosso tipo”. Tem sempre aquele cara que além de ter de tudo para ser meu melhor amigo, eu tbm não me importaria de dar uns pegas, e pessoalmente eu não iria querer para namorado alguém que não desejasse ter como amigo. Eu acho que isso quer dizer que o problema pode ser que os homens é que teimam em se apaixonar por meninas que potencialmente não se apaixonariam por eles.

Conta ai pra mim o que você achou!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. […] as chances de sucesso do cafajeste são maiores do que a dos demais grupos. Ele não está na Friend Zone e já esteve por muito tempo na “Love Zone”. Esse é o tipo que você deve mais tomar cuidado, […]

  2. […] grande problema dos caras legais é dar 100% da atenção a uma garota. Não quero falar sobre Friend Zone, porque o assunto já está meio saturado nas páginas desse blog, mas é inevitável chegar bem […]

  3. […] a metade deles, amigo, sinta-se feliz, pois você está apaixonado. Só torça para não estar na friend zone […]

  4. […] um cara sem a menor vocação para putão ou cafajeste, muitas vezes estive presente na dolorosa friend zone (é, ela de novo, mas, fazer o quê, né?). Lá não é um lugar nada agradável. É frio, é […]

  5. […] que não tem jeito mesmo. Aí sim, parta pra outra. Mas lembre que você sempre estará habitando a friendzone de sua […]

  6. 01/12/2009 – Links « Sociophobia disse:

    […] Não acredite em Hollywood. Relacionamentos entre amigos nunca tem final feliz […]

× Fechar