Fanatismo é fanatismo, não importa o seu nível de “nerdice”

Por Arquivo

Compartilhe com os migos!

Fanatismo é uma coisa chata. Por mais que a qualidade do produto seja uma merda, os fãs sempre acharão a melhor coisa do mundo. Além disso, a punição para quem for contra essa opinião é nada menos do que o empalamento com uma viga me madeira coberta de soda cáustica após uma breve sessão de esfoliação anal. Tudo muito alegre e animado em uma tarde de sábado.

O último grande “hit” entre os adolescentes e catalisador do fanatismo cego é a saga Crepúsculo (Clique aqui e compre a saga completa). Vampiros tão doces quanto um muffin da Cacau Show dando uma lição de politicamente correto ao não se alimentar de humanos, não trepar e não explodir quando expostos ao sol.

Momento declaração:

Eu já li Crepúsculo, Lua Nova e Eclipse.

Não gostei pelo fato de que, como homem, livros e filmes que não tem pessoas explodindo, corpos sendo dilacerados ou mulheres gemendo tão alto quanto as trombetas de Gondor durante o ato sexual, não é livro.

Mas, veja bem, as pessoas estão lendo e é isso que importa. Se Harry Potter ganhou fama por incentivar jovens e crianças a gastar um tempinho lendo um livro sem gravuras, por que não admirar o mesmo feito alcançado pela saga Crepúsculo?

Sabe por que? Por causa das fãs. Elas são histerias, elas são passionais e, em muitos casos, elas são idiotas, pois não admitem que uma pessoa tenha uma opinião contrária a dela.

Achar o Edward Patético? Crime passível de morte. Criticar o fato de os vampiros de Crepúsculo não serem nem 1% fiéis ao mito dos vampiros? É morte na fogueira na certa. Não existe defeitos em Crepúsculo para as fãs, da mesma forma que para mim não existe defeito em Senhor dos Anéis e na trilogia clássica de Star Wars.

Partindo desse princípio, chego ao ponto que queria abordar nesse texto.

Veja esse vídeo tuitado pelo Izzy Nobre:

httpv://www.youtube.com/watch?v=B-flms-ID94

Obviamente, todas as garotas ali estão na faixa de 12 a 16 anos. Estão na fase de se apaixonar por qualquer história de amor cuja vida patética delas nunca terá algo semelhante. Estão na fase em que precisam de um galã jovem, bonito e simpático para idolatrar, pois, na turma de colégio delas os garotos são comuns, porcos, grossos e só pensam em sexo. Além de não brilharem no sol.

Adolescência é isso. É uma merda e eu sei por experiência própria porque já passei por essa fase. Se você tem mais de 18 anos também passou e seus filhos também passarão por ela. Não importa o que você diga, o que a crítica especializada diga, no seu mundinho, aquela obra tão idolatrada é perfeita.

Voltando ao assunto, essa histeria, apesar de meio imbecil, é normal para algumas pessoas. Sabe quem também adora fazer esse tipo de coisa, porém um pouco mais civilizado? Os fãs de Star Wars.

Lancei a pergunta no Twitter:

O que diferencia as fãs de histéricas de Crepúsculo dos fãs que acamparam MESES para a estréia dos filmes da nova trilogia?

Obviamente, a falta de vida sexual ativa, ou trabalho, ou amigos, enfim.

Fãs de Star Wars:

httpv://www.youtube.com/watch?v=ugk37TvIR8E

O que acontece é que são dois mundos diferentes. O nerd se apropriou do direito de se vestir e falar como seus personagens favoritos e, quando alguém faz isso, com uma obra que não faça parte da base nerd (Senhor dos Anéis, Star Wars, Star Trek e etc), tudo é muito idiota. As fãs são retardadas, os livros péssimos (por mais que Jar Jar Binks tenha sido o pior personagem de toda a história do cinema) e toda e qualquer manifestação, uma afronta aos olhos.

Não existe diferença entre as fãs de Crepúsculo e os fãs de Star Wars, exceto, é claro, os 20 ou 30 anos de diferença, conforme as fotos abaixo:

O "Conselho Jedi"

O "Conselho Jedi"

Princess Veia...

Princess Veia...

Fã de Crepúsculo

Fã de Crepúsculo

Outra fã de Crepúsculo

Outra fã de Crepúsculo

A emoção que essas garotas estão sentindo é a mesma que eu e você sentimos quando tivemos a oportunidade de ver a estréia no cinema de mais um episódio de Star Wars, ou o lançamento de Star Trek,  no meu caso, poder assistir a um filme de Rocky Balboa sem ser na Sessão da Tarde. São apenas obras diferentes.

Fanatismo é idiota em qualquer situação, seja no lançamento de Lua Nova ou durante o lançamento do Hobbit, o que, aparentemente não dá o direto de um zoar o outro. Portanto, deixe as garotinhas gritarem como loucas, principalmente quando você dá pulinhos e gritinhos tímidos no cinema quando assiste a uma adaptação de HQ ou desenho.

Abs.

P.S. Depois de muito tempo sem escrever, volto em grande estilo, atacando fãs de Crepúsculo e de Star Wars.

Compartilhe com os migos!

17 Responses to " Fanatismo é fanatismo, não importa o seu nível de “nerdice” "

  1. Glauco disse:

    Eu não gosto de “Star Wars” seja trilogia ou o que for, tenho amigos que se tornam idiotas e patéticos além de infantis curtindo essa merda. Pior ainda é essa bosta de “Senhor dos Anéis” e Lua nova , Eclipse etc… tudo merda, histórias sem criatividade que apelam para efeitos especiais e sedução sem qualquer conteúdo !! foda-se essa merda toda, vão trabalhar seu nerds e filhinas de papai!!

  2. @_gaaab disse:

    qqq q linda minha foto ai HDUSIAHDIUASHUIDASHUIDASUI
    e sim, sou fanatica, mais como eu falo mal de outras fãzinhas de qqr outra coisa que seja modinha por ai, eu fico quieta DHSAUIDHAIUHDSIUH, é

  3. brunoruchiga disse:

    Tá, mas e quanto a mim! Eu, que não sou nem fã de Star Wars nem de Crepúsculo? Posso dizer que ambos são bem imbecis quanto ao fanatismo? Olhe para essa adolescentes gritando freneticamente até estourarem nossos pobres tímpanos! E estes caras vestidos assim! Sabe, ainda prefiro os caras vestidos, exatamente por serem mais CIVILIZADOS. Pensar que existam caras assim não me irrita, pelo menos. Haha, estranho as adolescente me irritarem. Não sei, é que elas parecem tão burras. haha. Ok, ok. Enfim.

  4. Carolina disse:

    Acho isso normal pra um filme que está ‘na moda’ mas as vezes as pessoas passam um pouco do limite.
    não vou negar, gostei dos livros. é meio meloso de mais pra um livro que se refere a vampiros, mas cada escritor se expressa de uma forma.
    Por exemplo, os vampiros criados por Scott Westerfeld também não viram fumaça ao sair no sol. é tudo relativo.

    o que eu tenho a criticar é a quantidade de crianças que vêem e lêem a saga Crepúsculo. a censura de lua nova é 12 anos, se nao me engano, mas eu sei de gente menos que assistiu o filme.
    Na escola em que minha mãe trabalha, uma menina da quinta série cortou o cabelo tentando imitar o da personagem Alice Cullen (ficou horrível, mas isso não vem ao caso) e vários da idade dela foram pro meio do mato gravar a cena do filme pra mandar pro Fantástico.

    Varias pessoas falam que o primeiro filme é ruim, e eu concordo em partes. ele corta muitas partes fundamentais do livro, e faz ele parecer ainda mais um romance qualquer. Mesmo assim quero assistir Lua Nova, quem sabe melhorou?

    Realmente é fácil admirar os atores, peça pra alguma mulher olhar uma foto do Taylor Lautner, Petter Facinelli ou Kellan Lutz, e observe a reação. assim como é fácil pra os homens babar pela Kristen Stewart, Ashley Greene etc..
    (é, realmente, aquele abdome do Taylor aqui na minha humilde residência.. aiai.. )

    Como eu já disse, é tudo relativo.
    Shalom

  5. malcan disse:

    Concordo contigo.
    Tenho mais a acrescentar: Fãs de Star wars geralmente são abertos a outras culturas, por exemplo, todos já leram outros livros, e assistem outros filmes que não sejam star wars.
    Agora, pergunta pra essas mocinhas do twilight se elas curtem ler outra coisa a não ser o livrinho delas, e o site que faz fofoca dos atores do filme?
    Segundo, Se existem fãs de star wars com 30 anos, é porque o troço é bom! Agora, vamos ver se o twilight vai conseguir ter essa longevidade toda?
    Se for se basear ao que é feito para a faixa adolescente, podemos dizer que não…. Exemplo tosco, cadê as boybands??

  6. Sabrina Mix disse:

    Momento declaração: Comecei a assistir o primeiro filme da saga e parei no meio. Achei MUITO ruim. Não li os livros, nem vou ler.

    Beijos e sucesso!!!

  7. lia disse:

    Então.

    Amei o seu texto, porque é o que eu penso desde que meu fanatismo por Harry Potter diminuiu um pouco.
    Li a série da Stephenie faz quase dois anos, em inglês e nunca, digo com convicção, achei boa. Como você, não gostei porque “não tem pessoas explodindo, corpos sendo dilacerados”. Renegam livros bons como a série – ex-trilogia – da Herança, ou coisas mais criativas, como a infantil Percy Jackson e os Olimpianos, mas gostam de vampiros que brilham e uma protagonista bipolar.

    Confesso que a única coisa que me fez aceitar ir ao cinema (pagando pra mim, óbvio) pra ver Lua Nova foi o abdômen do Taylor Lautner. E isso eu poderia ter visto em casa, só que sem a alta definição.

  8. Luis Jhonne disse:

    Cara, realmente, fanatismo é uma bosta.
    Eu já li crepúsculo, não gostei porquê sou muito apaixonado pelo mito vampiresco e brilhar ao sol não tem nada haver.

    Mas continuo achando O Senhor dos Anéis a melhor série já escrita.

  9. Eric Souza disse:

    Princesa Veia foi do caralho, to rindo alto bagarai aqui.
    E concordo com seu ponto de vista, fã é fã, deu-se, não adianta querer criticar que eles não vão mudar de opinião porque outra pessoa quer.

    BTW, sobre Crepúsculo: http://twitpic.com/qmu9z

  10. Edson disse:

    Antes de tudo Star Wars não é ficção cientifica.

    Star Wars é uma colagem.
    1 – Filme Planeta proibido (Forbidden planet de 1956); pegou a entrada do filme.
    2 – Série Galatica (1978); pegou lance das naves e tipo de batalha espacial.
    3 – Livro Senhor dos Aneis (J R R Tolkien); pegou a batalha do bem contra o mal.
    4 – Cavaleiros da Tavola redonda; pegou a união de um grupo de pseudos herois que lutam pelo bem baseados em um código de honra.

    Volto a falar ficção cientifica é algo mais profundo. Não tenho nada contra George Lucas afinal ele fez THX 1138 (1971) esse sim um filme de ficção cientifica

    Mas uma prova que aquilo é uma grande e ridicula colagem.
    http://www.youtube.com/watch?v=ZEigvdbzia8&eurl=http%3A%2F%2Fwww%2Eovelhaeletrica%2Ecom%2Fblog%2F&feature=player_embedded

  11. Thiago Caetano disse:

    Sei lá… apenas acho que a vida é bem mais que tudo isso, inlusas criticas 🙂

  12. Eu! disse:

    Eu vou ser feliz e dizer que te mandei um tweet dando a sujestão de falar sobre Lua Nova…caso você nem tenha visto, não me fale (y)

  13. Isso que é a famosa “tacar merda no ventilador”
    Que venham os fansboys reclamarem.

    Ps: Concordo com vc, cada um com seu direito, por isso que não sou fanboy de nada, posso zoar os outros… aiuehaiuhae

  14. Post pífio e mediocre só por causa do trecho “como homem, livros e filmes que não tem pessoas explodindo, corpos sendo dilacerados ou mulheres gemendo tão alto quanto as trombetas de Gondor durante o ato sexual, não é livro”. Se quer chamar atenção ‘polemizando’, está no caminho certo. Mas se realmente pensa assim, como um neandertal (vide: desciclo.pedia.ws/wiki/Neandertal), ‘descredibiliza’ seus demais posts.

    Quanto ao ‘fãnatismo’: é, sempre foi e sempre será assim. Cada vez mais… Ou acha que em, no máximo, dois anos não haverá outro galã hollywoodiano oriundo de outro filme ou saga? Se é inevitável, como você mesmo concorda, para que alfinetar os pobres mortais ao invés de inovar? Só para ganhar IBOPE/acessos?

  15. Galeno Lima disse:

    “Eu já li Crepúsculo, Lua Nova e Eclipse”
    #yourargumentisinvalid

    ***

    Mas falando sério, Star Wars por exemplo criou uma mitologia, foi pioneiro no cinema, abriu portas pra ficção científica. Não sou fã de Star Wars, mas qualquer fã pode defender esse ponto com propriedade. Star Wars não marcou a história do cinema a toa.

    Agora, todo mundo que eu conheço que já leu Crepúsculo fala que o livro é uma merda, no sentido de ser mal escrito mesmo.

    E isso faz toda a diferença. Crepúsculo é só mais um bestseller e ninguém vai sentir a menor falta qdo ele deixar de existir. O lado bom, além de incentivar a leitura, é que talvez os fãs mais curiosos se dêem ao trabalho de querer ler coisas melhores; sobre vampiros, por exemplo, a falecida Anne Rice.

    E, confesso, eu já fui fã de Harry Potter, por exemplo. Dos livros. Nem por isso gostava dos filmes, por achar que eles deturpavam a história. E o último livro da série foi tão decepcionante q meu fanatismo se perdeu.

    Fanatismo só é legal pra quem tá no mundinho paralelo.

Conta ai pra mim o que você achou!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Lua Nova – Meu problema com a saga Crepúsculo | Dorly Neto disse:

    […] pelo texto do genial Rafa Barbosa (e também pelo hype), decidi escrever essa postagem. Todos que me conhecem devem esperar uma […]

× Fechar