Desde a criação do PROUNI o ENEM não é mais o mesmo. A prova do INEP tornou-se uma nova “máfia” do pré-vestibular. Não que o PROUNI seja ruim, eu tive uma bolsa de 50% de desconto graças ao programa. O problema é a exploração que houve em cima do ENEM.
Como já disse aqui e aqui, o que era pra ser um exame de avaliação do que você aprendeu no ensino médio, tornou-se, basicamente, uma corrida desvairada entre cursinhos preparatórios e faculdades de segunda linha que enxergam na prova a possibilidade de aumentar o número de alunos e garantir uma graninha extra do governo em sua conta.
Mas o ponto principal não é esse. O que eu quero comentar aqui é que a prova do ENEM 2009 foi cancelada por terem vazado as questões. Quer prova maior de que o exame se tornou uma forma de gerar dinheiro? O cara que teve acesso e, obviamente, tentou vender o conteúdo.
Um grandessíssimo filho da puta, em minha opinião.
Apesar de não concordar com essa exploração que se tornou comum em cima do exame, eu dou toda a razão para quem está puto com o acontecimento. De acordo com o MEC, a prova do ENEM será aplicada dentro de um prazo de até 45 dias, pois necessitam de um pré-teste, mas, querendo ou não, muita gente investiu tempo e dinheiro em estudos, além de abrir mão de muitas coisas como diversão, namoro e lazer. Se eu estivesse nessa situação sabe o que eu faria? Com certeza entraria com um processo contra o cara que a roubou e tentou vender.
Fica a lição de que no Brasil não se pode facilitar as coisas. Foi só mudar a prova para valer como vestibular para as universidades federais que um malandro tentou lucrar. É o tal do jeitinho brasileiro, a forma de ganhar dinheiro fácil explorando a “boa fé” das outras pessoas.
Saudade do meu tempo, quando em minha sala, dos 45 alunos, somente eu e mais duas meninas fizemos a prova. E nos demos bem, obviamente.
Rafael, eu até entendo todo o motivo da discordia, mas veja o que está acontecendo. A prova vazou por conta de um estrupicio que trabalhava na grafica. Culpa direta do governo? Não. Quando o MEC recebeu a denuncia através do Estadão, qual foi a primeira coisa que foi feita? Averiguação pessoal do Ministro da Educação. Tempo para cancelamento do exame após confirmação pelos dados informados pela jornalista e pela análise do INEP? +- 6H. Se fosse outro orgão, teriam aberto investigação, todo mundo ia fazer o exame até provar a fraude e o exame ser cancelado. Minha opinião? Ponto pro MEC que foi rápido e profissional. Sabe QUEM reclamou nas portas das escolas que a culpa era do GOVERNO? O pessoal que faz ENEM pra passaar em vestibular. Gente errada reclamando do orgão errado pelo fato errado. E esses mesmos topeiras que fazem o piquete na porta da escola NÃO fazem protesto sobre o Sarney e seus cargos, nao fazem protesto contra seus prefeitos, deputados e vereadores sobre obras prometidas e não cumpridas (Aprendam com o CQC). Pra mim? Muita hipocrisia, muita safadeza e pouco foco.
Eitah…
A malandragem hoje está em todo canto, até o ENEM caiu nessa!!!