Volta, Polegar!

Por Arquivo

Compartilhe com os migos!

Alan, Alex, Ricardo e Rafael – o fab4 brasileiro

Estamos vivendo um momento mágico e repleto de “revivals” na música brasileira.

Recentemente Papai Noel resolveu nos presentear com o aguardado retorno do É o Tchan e a sua formação original. Além disso, estamos acompanhando de perto a turnê da boa e velha ex-quadrilha da fumaça – Planet Hemp e uma possível reunião das nossas eternas “popstar’s” do Rouge.

Porém, nenhum desses retornos se compara ao que seria uma reunião/turnê do maior grupo musical que o Brasil teve o prazer de conhecer no final dos anos 80 e início dos 90: Polegar.

Os grooves contagiantes de Alex (baixo), os acordes e o carisma inigualável de Rafael Ilha (guitarra), a sagacidade e estilo do “keytarrista” Alan (teclado) e as viradas e batidas vertiginosas de Ricardo (bateria) marcaram toda uma geração.

A família brasileira tradicional tinha um compromisso todo final de semana: se reunir em frente à TV nas tardes de sábado e domingo para acompanhar as apresentações desses quatro garotos fantásticos, o “fabFour” brasileiro.

Hits como “Dá pra Mim” eram cantados por pessoas de todas as idades, rendendo ao quarteto “simplesmente” um disco de ouro e um de platina (feitos que até hoje muitos artistas ainda sonham em alcançar).

Na cronologia oficial da banda, foram 3 cd’s gravados e mais de 1 milhão de cópias vendidas.

Mas o sonho teve um fim. A partir de 1994, os integrantes da banda passaram a seguir os seus próprios caminhos.

Rafael foi o primeiro deles. Apesar de não ser o vocalista, era a cara da banda, o carisma em pessoa. Deixou o grupo em 1990, dando lugar a André.

Nessa mesma época, a banda adota um quinto integrante, sendo Marcelo o responsável pela guitarra solo da banda, inovando e contribuindo para a ruína dessa instituição musical brasileira.

Em 1993 foi a vez de Alex se despedir dos vocais e do contrabaixo do grupo, dando lugar a um até então desconhecido Denis, que não tinha o mesmo brilho do vocalista anterior.

Ricardo e Alan foram os únicos da formação original que permaneceram firmes até o fatídico ano de 1997, quando o grupo encerrou as suas atividades.

Para a felicidade de alguns, um breve ensaio de um retorno foi realizado nos anos de 2004 e 2005, com Alan, Alex e Ricardo se reunindo para apresentações pontuais em programas como Pânico na TV e Superpop. Porém, faltava algo mais. Faltava a quarta parte que fazia o Polegar funcionar como o maior grupo do Brasil: Rafael Ilha.

Sofrendo com problemas de natureza química, o nosso eterno moleque loirinho estava impossibilitado de participar dessa inusitada reunião.

Hoje, 22 anos depois do auge do Polegar, cada integrante seguiu o seu rumo na vida. Alex atualmente é produtor musical (o único da banda que ainda trabalha com música), Alan se formou em medicina, Ricardo é advogado e Rafael Ilha, completamente recuperado e reerguido como uma fênix é pastor em alguma igreja de São Paulo.

Acredito que 2013 seja um ano cabalístico e propício ao retorno do Polegar com sua formação original.

Me chame de saudosista, ou até mesmo de sonhador, mas seria lindo ver esses quatro garotos (hoje homens formados) tocando Dá pra Mim e Ela não Liga na final da Copa do Mundo em pleno Maracanã…

Volta Polegar!

Compartilhe com os migos!

6 Responses to " Volta, Polegar! "

  1. Claudio Moretti disse:

    Tenho uma informação que o Alex Gill ex-polegar declarou que o POLEGAR vai voltar em 2015 na gravação do CD e DVD ao vivo 25 anos do POLEGAR veja o video do dia 18/09/2014 que esta no facebook do Alex Gill .

  2. Mário disse:

    Hã… quionei, creio que o autor do texto estava sendo irônico!

  3. quionei disse:

    Cara,vc tá doido!
    ou vc é parente dos caras ou v cnão viveu a época.
    eu acompanhei,era guri,tinha uns dez anos,e sei exatamente como classificar o Polegar na hierarquia das celebridades brasileiras.
    dizer que o Polegar foi a maior banda do Brasil?
    kkkkkk
    só rindo viu.
    o Polegar foi um desses grupos armados,assim como o Dominó,feito para consumo rápido das adolescentes e ponto final.
    não tinha representatividade alguma na música brasileira e NEM RESPEITO.
    era tido como bandinha,coisa para crianças mesmo,tanto que foram esquecidos.
    quem tinha respeito na época eram bandas de verdade como Legião,Titãs,Rpm,Engenheiros,Barão etc.
    se vc viveu a época mesmo,vc sabe disso.
    só pra te informar a maior banda de sucesso do Brasil foi o Rpm,esses sim,chamados de fab four pela imprensa brasileira.
    Polegar nunca foi chamado disso.
    me lembro de um programa livre(programa do Serginho Groisman),que eles tiveram que sair do palco,pq a platéia queria achincalhar com eles,dizendo que não tocavam nada.
    veja o Rpm,voltou com um cd inédito hpa 2 anos faz uma turn~e com lotação esgotada por td Brasil,além de ter sido indicado ao Grammy latino.
    pq?
    pq eram respeitados e FICARAM ETERNOS,visto que Paulo Ricardo tem 50 anos e o público continua o idolatrando e lotando os shows do Rpm,inclusive gurias de 13 que nem sonhavam em nascer.
    isso aconteceria com o Polegar?
    JAMAIS.
    enfim,vc gosta,tem como uma boa lembrança,td bem,mas não exagere e os coloque numa categoria que não estão,a de idolos amados.
    voltaram e não deu em nada,ninguém quis saber(diferente do Rpm)justamente pq o atrativo deles era ligado a época,idolos de 13,14 anos falando para outras crianças,nada mais.
    hoje não teria sentido,inclusive as letras eram muito bestas.

  4. claudio moretti disse:

    O Polegar deveria votar e lançar um cd e dvd ao vivo com todos os sucessos e algumas regravações de músicas como: primeiros erros, só você, tempos modernos, esperando na janela. Procurem o Gugu Liberato, ou a gravadora som livre para ajudar no projeto, vai ser sensacional rever essa grande banda que marcou época e deixou muitas saudades. Parabéns pela campanha Volta Polegar! que vai ganhar força com o apoio da galera do facebock todos juntos na campanha volta POLEGAR! que Deus os abênçõe e que o polegar volte a fazer muito sucesso si Deus quiser.

Conta ai pra mim o que você achou!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. […] Tive o prazer de finalmente tocar o maior e melhor instrumento já criado pelo ser humano: o Keytar (ou teclarra, como gosto de chamar) fazendo com que eu me sentisse um verdadeiro integrante do maior grupo brasileiro dos anos 80/90: Polegar. […]

  2. […] no meio dos anos 80, então cheguei a pegar um pouco de bandas (que na verdade eram grupos) como Polegar, Dominó (uma cópia fajuta da primeira), Balão Mágico e Trem da Alegria. Apesar de não ser […]

× Fechar