Amigos, eu sei que direi uma coisa óbvia, mas que fase gostosa essa da internet, né? Tudo se reciclando. O que era tendência há uns dois ou três anos, volta com força total em um novo formato.
Uma das coisas que mais me incomodava (na verdade ainda incomoda, mas não ligo tanto) eram os blogs que simplesmente pegavam conteúdo de algum outro site gringo, faziam uma tradução meia boca, colocavam uma marca d’água e pronto, descobriam a receita do sucesso.
Aprendi a simplesmente ignorar e continuar lendo os blogs de sempre.
Agora, percebo que a coisa mudou e está um pouco pior. E isso me fez perceber que só eu mesmo não consigo aproveitar essas ondas pra ganhar uma grana extra.
O esquema agora é criar uma Fan page de humor no Facebook e simplesmente chupar todo o conteúdo possível dos próprios blogs brasileiros (memes, piadas recicladas, sacadas engraçadas e etc) e divulgar na rede social do ídolo supremo Mark Zuckerberg como se fosse a maior novidade do mundo.
Duas das mais famosinhas ainda conseguem ser mais escrotas que o normal: pegam carona em uma atração de sucesso do Pânico na TV. Uma página dedicada ao “Jô Suado”, que se não me engano já até vende espaço publicitário e através de um e-mail do R7.com, portal da Rede Record e a página “O Melhor melhor do mundo”, personagem que aparece sempre no quadro do Jô Suado.
O pior: tem dado certo.
Não é raro acessar meu Facebook e ver vários dos meus amigos curtindo e compartilhando posts dessas páginas.
Pelo lado blogueiro, acho isso muito feio. Sempre tive ojeriza a quem copia conteúdo e divulga como se fosse a sua criação máxima.
Por outro, o lado “estudioso da publicidade e do comportamento humano em busca da fórmula da riqueza tranqüila”, é até engraçado observar que não são poucas as pessoas que eu conheço e, provavelmente, não acompanham nenhum blog, já que compartilham os links como novidade.
E olha que alguns deles eu vi quando ainda nem tinha pentelhos.
A verdade é que só eu não consigo pensar nessas coisas antes de todo mundo. E acabo aqui, escrevendo no blog enquanto nego fica rico ás custas da internet.
=(
o que eu fico mais puto da vida é que os caras ficam famosos da noite para o dia … vejo que a blogosfera tem seu dias contados!
agora você pode criar uma fã page e colocar uma pagina html inteira com a ajuda de um plugin. anúncios do google adsense também são mostrados ,e você ainda pode configura que fã page “parceira” aparece primeiro na sua pagina!
é um absurdo! ainda mais para nós blogueiro ,fizeram cursinho de informática para saber algo outros estudavam muito sobre SEO e designer de web para no fim chegarmos a isso! caras que estão banindo a blogosfera !
é triste saber que o trabalho de muito blogueiros foram em vão!
Estou retomando este contato, há ainda o interesse? Lhe passo o e-mail real por aqui caso haja.
Belo post! Concordo em número, gênero e grau.
Nossa, falou tudo. Coisas que acompanhei durante os últimos anos em blogs estao sendo compartilhadas no face (depois do crescimento este ano) como novidades. E isso tem me incomodado.
Galera nao ler. Só quer ver a coisinha engraçada e chata.
Estamos falando de quanto, Tatiana? =D
Ola. Me chamo Tatiana Amin e trabalho em uma assessoria de imprensa na Espanha. Gostaria de saber se você aceita escrever um post para um dos nossos clientes, seria uma publireportagem. Pago em euro. Se tiver interesse por favor, não deixe de me responder.
Concordo.
Certa vez disse em um vídeo no youtube que não vejo a graça no “Melhor do Melhor do Mundo” (exceto a expressão facial do Eduardo). Olha… Me mandaram pra todos os lugares imagináveis, mas ninguém me explicou a graça.
Concordo com você, confesso que às vezes fico até decepcionado quando me surpreendo com um post de humor em algum blog brasileiro, pra depois ver o post no 9gag ou outro blog que seja. Fiz um blog à pouco tempo, procuro postar conteúdo original, talvez não seja tão criativo rs, mas mesmo assim, não consigo (ainda) simplesmente pegar um post de outro blog e colocar no meu, sem sequer dar os devidos créditos. Vídeos do youtube ou gifs, considero um caso à parte, compartilho esse material sem dar créditos até porque já ficam claros a sua procedência. Enfim, poderia fazer um outro post falando sobre isso nesse comentário, mas acho que seria muito longo rs.