Sobre o mercado de mídias sociais em Belo Horizonte

midias sociais em belo horizonte

Por Arquivo

Compartilhe com os migos!

midias sociais em belo horizonte

Agências de Midias sociais em Belo Horizonte

Dia desses entrevistei uma candidata a uma vaga na área de mídias sociais da agência onde eu trabalho. Conversa vai e conversa vem, em determinado momento a moça em questão disse que o empresário mineiro ainda é muito fechado para as mídias sociais (já faço um mea culpa, caso não tenham sido exatamente essas palavras). Ou seja, ele espera dar certo lá fora, para em seguida aplicar por aqui.

Isso me lembrou imediatamente o Rafa Barbosa lá de 2007/2008, estudante de publicidade que pensava exatamente a mesma coisa, em grande parte por estar fora do mercado. De lá pra cá, muita água rolou. Fiz a minha monografia sobre blogs, continuei estudando mídias sociais e, um tempo depois já estava empregado em uma agência trabalhando na área.

O maior choque foi: a demanda por mídias sociais em Minas Gerais é enorme. É inevitável pensar o contrário, quando a todo momento saem matérias em veículos especializados mostrando a importância dessas novas mídias no mercado.

Há dois anos, eu não pensaria que uma instituição do porte da Fiemg receberia de portas abertas e um sorriso no rosto uma proposta de utilização das mídias sociais na Olimpíada do Conhecimento, um dos maiores eventos educacionais do Mundo (World Skills).

Isso me provou duas coisas: eu estava completamente errado a respeito da mentalidade do empresário mineiro e que existe uma demanda enorme por soluções envolvendo essa área.

O mercado mineiro está a todo vapor. Dos pequenos aos grandes empresários, todo mundo quer uma fatia desse bolo. Saber o que os consumidores pensam a respeito da marca, estar presente nos mesmos ambientes que esses clientes e conversar de igual pra igual não é um luxo, é uma necessidade. E essa necessidade tem de ser sanada. Os responsáveis por isso? Os profissionais e as agências que trabalham com essas ferramentas.

Temos um mercado excelente, ainda que menor e menos abrangente se comparado ao Rio de Janeiro e São Paulo, mas competente da mesma forma. Temos profissionais renomados e conhecidos, que são referência para muitos outros que estão começando agora. E, principalmente, temos oportunidades.

Mas, a oportunidade, ou o empresário, não vai bater na sua porta implorando por um perfil no Twitter ou uma conta no Formspring. Profissionais de mídias sociais e agências digitais devem identificar essas oportunidades e mostrar para os clientes (que já estão cientes da importância dessas mídias) o que, de fato, se pode fazer com elas. Afinal, você está se especializando pra isso, não é mesmo?

Enfim. Minas Gerais é um grande self-service lotado de clientes e oportunidades. Até mesmo os clientes atuais da sua agência, mesmo que seja aquele que pediu somente um bannerzinho animado em Flash, tem alguma necessidade que pode ser explorada nas mídias sociais. Identifique, apresente, mostre casos de sucesso e as oportunidades e satisfaça essa expectativa.

Mas, não se esqueça: trabalhar com mídias sociais não é apenas ter uma conta no Orkut, Flickr e Twitter. Vai muito além disso. Envolve planejamento, aprofundamento, reciclagem de conceitos, criatividade e estar “na crista da onda” das novas tendências. Redes sociais surgem todos os dias, agora, como tornar o seu cliente relevante dentro delas, é trabalho seu.

 

Alguns posts que demonstram a minha visão sobre o mercado de mídias sociais há dois anos:

A publicidade em BH e as mídias sociais

Já tá na hora de Belo Horizonte acordar

Será que Belo Horizonte está acordando?

A corrida pelas vagas e a relevância de um blog no processo seletivo para agências de publicidade

A corrida pelas vagas e a relevância de um blog no processo seletivo para agências de publicidade – parte II

Mea Culpa

Compartilhe com os migos!

4 Responses to " Sobre o mercado de mídias sociais em Belo Horizonte "

  1. rafabarbosa disse:

    Concordo que existam empresas que ainda não estão confiantes nessa tal de social media. E principalmente abertas a novas idéias. Mas, acredito que devemos ser o “Desmond” dessas empresas. Despertar nelas a consciência de que essa é uma realidade nova e ficar de fora não faz tanto sentido atualmente. Espero que o mercado mineiro continue prosperando nessa área =)

  2. Mais um ótimo texto com a marca @rafabarbosa produções. 😀

  3. Eu também estou sentindo que o mercado está diferente. Mas ainda temos MUITAS empresas (pequenas, médias e grandes) em que os diretores estão completamente fechados para novas idéias. Falo isso por experiência. Não adianta pegarmos casos de sucesso e olharmos somente um lado. Se fizermos uma pesquisa bem ampla, veremos que o mercado mineiro está sim crescendo os investimentos neste tipo de mídia, mas ainda existe uma grande porcentagem que está receiosa.

Conta ai pra mim o que você achou!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Tweets that mention Sobre o mercado de mídias sociais em Belo Horizonte | Sem título ainda... -- Topsy.com disse:

    […] This post was mentioned on Twitter by rafabarbosa, Adamo Alighieri. Adamo Alighieri said: Sobre o mercado de mídias sociais em Belo Horizonte: http://bit.ly/cE2TN9 (por @rafabarbosa) […]

× Fechar