Muita gente pode até achar que sou uma espécie de Playboyzinho que tem grana pra dar e vender. Mentira, eu não tenho. E é por isso que estou escrevendo este post sobre um assunto que acredito eu, é de fundamental importância para quem tá afim de cursar uma faculdade e não tem grana o suficiente pra isso.
Para quem não sabe, participei da primeira seleção do ProUni. Na época eu tinha acabado de me formar no colégio e feito vestibular na Federal (sem vontade nenhuma, já que era um curso que tinha desistido) e na faculdade em que me formei. Porém, minha mãe disse que se eu passasse na faculdade particular não teria condições de pagar. Ou seja, eu passei no vestibular mas não cursaria.
Foi nessa época que surgiu o primeiro comercial do ProUni. Não sabia muito bem do que se tratava, mas fui me informar no site. Foi, sem dúvida alguma, uma das idéias mais geniais do governo Lula. E digo isso não só porque eu fui beneficiado diretamente, mas porque foi um grande passo rumo à democratização do ensino superior no Brasil.
O primeiro requisito para participar do ProUni é ter estudado todo o segundo grau em escola pública e ter feito o Enem. Vale um parágrafo só para o Enem.
Até a criação do ProUni, eu digo com certa confiança que 90% dos estudantes não estavam nem aí pra esse tal de “Exame Nacional do Ensino Médio”. Digo isso por ter sido um dos 8 alunos da minha sala de 43 pessoas que fizeram a prova. O interesse por parte dos alunos quanto a esse exame era mínimo. Em primeiro lugar o exame não é obrigatório e é uma excelente oportunidade pra você avaliar os seus conhecimentos gerais, já que a prova não é específica e não envolve diretamente as matérias como português, matemática, física, química e etc. A única matéria que tem envolvimento direto é a redação. No mais, a prova é tranquila de fazer.
Claro que eu não imaginava que isso teria um peso enorme no meu futuro ingresso à faculdade. Fui bem nas duas etapas do Enem, na prova objetiva e na redação. Tirei 84% na prova objetiva (enquanto a média nacional foi 42%) e 92% na redação (média nacional de 41%). Isso teria que servir pra alguma coisa. E serviu.
Lembro que no primeiro ano do ProUni você poderia se inscrever em até 5 faculdades. Me inscrevi em 4 mais a que eu tinha passado no vestibular e estava participando do programa. Coloquei ela como primeira opção e após algum tempo, em que avaliaram as notas do Enem, fui aprovado. Nessa etapa, além da faculdade, você escolhe a opção de bolsa. De acordo com as regras, a renda da minha família só me permitia ganhar uma bolsa de 50%. Esse valor era obtido através da soma das rendas de todas as pessoas da casa e dividido por esse número de pessoas. Se a renda desse igual ou menor do que determinado valor, você estava apto a escolher bolsa integral ou meia-bolsa.
Nessa segunda etapa de seleção do ProUni, fiz uma verdadeira peregrinação. Vários e vários documentos que comprovassem a minha renda, histórico escolar, contra-cheques dos pais, imposto de renda e etc. A análise era minuciosa e por fim, tudo deu certo.
Foi graças ao ProUni que tive a oportunidade de cursar a minha faculdade. Graças ao ENEM, um exame que ninguém dava importância até 5 anos atrás, que consegui ingressar na faculdade e me formar. Veja bem, esse não é um testemunho digno de comerciais do ProUni e muito menos um relato do menino pobrinho que conseguiu fazer uma faculdade, é apenas um texto mostrando que hoje em dia você não precisa se matar para conseguir estudar em uma faculdade federal. Existem alternativas que te possibilitam estudar em uma faculdade particular pagando, atualmente, 50%, 70% ou não pagando nada.
Se você estudou em escola pública durante o ensino médio, não deixe de fazer o ENEM. Por mais que seja um exame não obrigatório, ele pode ser muito útil no seu futuro. É sempre bom buscar alternativas que te ajudem a conseguir alguma coisa. Claro que nem tudo cai no seu colo. Se conseguiu uma bolsa de 50%, arrume um trampo e pague. Ou pelo menos ajude sua mãe e seu pai a pagar.
Muito amigo meu que não fez o ENEM na época do colégio, tempo depois foi correr atrás pra ver se conseguia bolsa em faculdade. Eu não fazia idéia de que havia esse programa em andamento e fui pego de surpresa. Claro que foi uma surpresa agradável e muito útil. Mas hoje em dia, é besteira você não fazer o exame e deixar passar a oportunidade de fazer uma faculdade.
Tem quem diga que diploma não é sinal de competência. Pode até ser, mas cursar uma faculdade não te habilita somente a exercer uma profissão, abre sua mente em vários sentidos e proporciona um crescimento intelectual e uma auto-crítica que você não vai desenvolver se ficar sentado na frente do PC blogando todo dia. 😉
Parabéns, vc me tirou umas dúvidas…
E na minha opinião, todo aquele que quer realmente estudar
deve ser apoiado pelos governantes, seja
pobre ou rico, jovem ou ancião…deveria ser apoiado
e ter vagas, acabar com esse vestibular que pode até
medir conhecimentos, mas não indica quem tem habilidade
para tal curso, deveria todo alunado do ensino médio
sair diretamente para uma universidade, porque sabemos
que nem todo jovem que termina um ensino médio quer
concluir uma graduação ou fazer cursos que não gostam e outros
já partem para área de trabalho
para ajudar na renda familiar…
ta aí a resposta q stou precisando!
valeu
Olá!Rafa,
Muito bom o texto, exatamente disso que os nossos jovens daqui do SUL precisavam, depoimentos de outros adolescentes que vivenciaram essa experiência, pois eu vejo que eles ainda não estão muito preocupados com o ENEM, muitos nem pensam em fazer faculdade, infelizmente.
vejo que hoje está mais fácil de CONQUISTAR um sonho, bem diferente de quando eu cursei, tinha uma carga horária de trabalho elevada para pagar a faculdade e ainda dava alguma contribuição em casa, pagando a conta da água.Os adolescentes têm que aproveitar essa oportunidade,ENEM. Eles não podem nem dar disculpas das dificuldades, pois podem contar com cursos de preparação para o ENEM em algumas cidades, como no centro de Gravataí,RS, há uma ESCOLA DE CURSOS, CAT, tem um ambiente agradável, com professores especialistas. FONE-3431-3102
Prabéns pela iniciativa!
aria Eduarda
Agora tem uma Escola de Cursos Em Gravataí, RS, que prepara você para o ENEM.
ei sou alessandro tenho esforçado muito pois acho que sem esforço ninguem consegue nada fiz o enem fui muito bem agora tenho que esforçar ainda mais vamos adiante a luta não para tabem estou muito longe de ser rico nunca estudei em escola particular mas consegui ingressar em uma facul particular graças ao enem quem quiser informação me add no msn tico_6762hotmail.com
Fiz o ENEM ano passado, como estudei em escola particular, eu não participei do ProUni, mas mesmo assim ele me ajudou a passar em algumas faculdades.
Muito bom Rafael. Principalmente a última frase… rsrs.
abraços,
Monthiel
resolvido o problema, coloquei na parte de links.
hehe
Ia linkar seu err… site nomeu blog para poder acompanhar, mas site nãoo aceita, poxa.
Concordo com o que você disse, mas agora o pior vício para mim está sendo o twitter, e olha q tenho bastante coisa para estudar, e na verdade ando deixando o meu blog meio de lado.
bjos
Muito bom o texto Rafa!
Concordo plenamente. Nao custa uma virgula fazer o ENEM, para que o seu futuro possa mudar completamente.
O primo da minha namorada fez o ENEM e ganhou bolsa de 100% para medicina em uma das melhores faculdade do RS… com certeza mudou a vida dele completamente.
Abraco e parabens pelo texto!