Sobre PEC 300, salários iguais e segurança pública

Por Arquivo

Compartilhe com os migos!

Um assunto que tem entrado em pauta recentemente na mídia é a votação da PEC 300. Basicamente, a PEC300 é uma Proposta de Emenda à Constituição que pretende igualar os salários dos militares estaduais de todo o Brasil (ativos e inativos) aos salários dos militares do Distrito Federal.

Atualmente existe uma enorme diferença salarial nos vários estados brasileiros. A Proposta, caso seja aprovada, ajudará os militares de todo o país, uma vez que os salários pagos à PMDF são os maiores do Brasil.

Particularmente, estou acompanhando de perto essa votação, pois meu pai é Policial Militar. No caso da PMMG, os salários ainda não são compatíveis com os do Distrito Federal, mas são bem melhores se comparados ao dos militares do Rio de Janeiro.

 

votação pec 300 senado

PEC-300

 

É um pouco complicado falar sobre esse assunto, pois quem está de fora não entende a extensão do assunto e quais os desdobramentos que a votação da PEC 300 no senado pode trazer. Nessa última semana, a PEC 300 foi aprovada em primeiro turno, o que pode ser considerado uma grande vitória para os militares.

Eu senti “na pele” quando a Polícia Militar de Minas Gerais entrou em greve em 1997 por melhores salários. Na época eu não compreendia muito bem, mas olhando hoje, percebo que os salários pagos naquela eram uma falta de respeito com o profissional de segurança pública e à sua família. A situação mudou bastante de lá pra cá, mas ainda não é a ideal. A PEC 300 vem pra mudar esse quadro.

Para se ter uma idéia, saiba quanto ganha um militar da PMDF:

Coronel —————– 15.355,85
Tenente Coronel —– 14.638,73
Major ——————- 12.798,35
Capitão —————– 10.679.82
1º Tenente ————- 9.283,56
2º Tenente ————- 8.714,97
Aspirante ————– 7.499,80
Sub Tenente ———– 7.608,33
1º Sargento ———— 6.784,23
2º Sargento ———— 5.776,36
3º Sargento ———— 5.257,85
Cabo ———————- 4.402,17
Soldado 1a. Classe —- 4.129,73
Soldado 2a. Classe —- 3.031,38

Hoje, um soldado de 2ª classe, em Minas Gerais, ganha R$ 1.380,87. É uma grande diferença.

Meu pai, agora já em processo de reserva, com certeza terá uma grande melhora da qualidade de vida caso a PEC300 seja aprovada, uma vez que na polícia os aumentos salariais são extensivos a quem já se aposentou.

Realmente torço para que a PEC300 seja aprovada. Não deve ser fácil botar a cara pra levar tiro todos os dias enquanto sobe o morro e receber um salário que não condiz com esse risco.

Compartilhe com os migos!

3 Responses to " Sobre PEC 300, salários iguais e segurança pública "

  1. EDUARDO FILGUEIRAS disse:

    Líderes devem indicar PECs prioritárias até esta quarta-feira

    Em reunião com os líderes partidários na tarde desta terça-feira, o presidente da Câmara, Michel Temer, pediu que cada líder indique, até as 18 horas desta quarta-feira (12), uma proposta de emenda à Constituição (PEC) considerada prioritária pela bancada ou bloco.

    Do total de 23 propostas, o presidente indicará as três que serão inseridas na pauta de votações do plenário antes das eleições gerais de outubro próximo.

    Segundo Michel Temer, serão pautadas as matérias que tiverem maior apoio, após a contagem ponderada. Vários líderes poderão indicar uma mesma proposta e será feita a contagem pelo número de deputados que integram a bancada ou bloco.

  2. EDUARDO disse:

    PEC 300 JÁ, VEJA ABAIXO PORQUE O SÉRGIO CABRAL GOV. DO RIO DE JANEIRO, NÃO PAGA O FUNCIONALISMO BEM, (TEM MAIS É QUE PERDER OS ROYALTIES DO PETRÓLEO), E VEJA MAS EM BAIXO O FILHO DO SARNEY COM DINHEIRO ROUBADO.

    Publicado no JORNAL O GLOBO em 18 /03 / 2010
    ‘Se é para protestar, protestemos pela má aplicação dos royalties’
    RIO – Lamentavelmente, assistimos a mais um espetáculo de manipulação da opinião pública protagonizado por Sérgio Cabral e companhia. Milhares de pessoas nas ruas do Centro do Rio lutando para que a emenda do Deputado Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) não seja aprovada, protestando em defesa dos royalties do petróleo para nosso estado. A população foi convocada através de ampla divulgação nos meios de comunicação, deu-se ponto facultativo para que as pessoas pudessem participar da “festa”, contrataram artistas para fazer shows (sabem que nada é de graça, nem mesmo o apoio popular), tornaram a circulação de ônibus impossível, impedindo que milhares de trabalhadores retornassem a seus lares após um dia de trabalho, decidiram que não haveria discursos políticos (obviamente, pois ficaria “chato” e as pessoas iriam embora, tudo isso após espalharem terror na população, alegando que se diminuíssem os recursos dos royalties o estado estaria “falido”.
    Não haveria como investir em saúde, educação, segurança pública. E o pior de tudo: não haveria como investir na realização da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos (mexeu com o futebol, mexeu com o povo!). Até a aposentadoria dos já tão sofridos servidores estaduais inativos foi alvo de “ameaças”. O que foi aquele choro do Cabral? Nós é que deveríamos estar chorando! E lá estão milhares de pessoas manipuladas nas ruas protestando… Milhares a mando do Cabral, o mesmo que, há alguns meses, mandou sua polícia jogar bombas em professores da rede estadual de ensino que protestavam pacificamente por melhores condições de salário.
    Protestar só é permitido, só não se sofre retaliação, nem truculência da polícia, quando é para defender os interesses políticos do governador do Estado. Protestar para quê? Pelos royalties? Que royalties? Algum cidadão do Estado do Rio de Janeiro viu algum progresso em saúde, educação, segurança, transporte, meio ambiente, com o dinheiro desses royalties? O que o governador Sérgio Cabral, o prefeito Eduardo Paes, a prefeita Rosinha Garotinho e outros fazem com esses recursos? Eles deveriam ser usados em investimentos para o bem da população, e têm sido usados em nosso estado para pagar despesas públicas. O que tem sido feito da arrecadação do Estado, se os royalties pagam até mesmo as aposentadorias dos servidores? Todos sabemos que os hospitais, tanto do Estado, quanto da Cidade do Rio de Janeiro, estão sucateados, que pessoas morrem todos os dias por causa da falência do sistema de saúde. Sabemos que a educação está, há muito, esquecida, que inúmeros professores da rede estadual de ensino pedem exoneração todos os dias devido a baixíssimos salários e péssimas condições de trabalho.
    Assistimos todos os dias o caos na segurança pública; somos bombardeados por notícias de morte, assaltos, somos reféns do tráfico de drogas; sofremos com o transporte público precário, com a falta de segurança nas vias; pagamos taxas de iluminação pública injustas, pois bairros inteiros têm suas ruas escuras, a iluminação pública não é para todos. O que tem sido feito com o dinheiro dos royalties? Se é para sair às ruas para protestar, protestemos pela má aplicação desses recursos. Protestemos para que os royalties sejam realmente investidos em nosso estado. Exijamos que o governador e esses prefeitos sejam responsabilizados pela má aplicação desses recursos. Não sejamos manipulados por eles, que usam a multidão para saírem politicamente fortalecidos, para posarem de “heróis” em defesa do Estado do Rio de Janeiro.

    O GOVERNO DA SUÍÇA BLOQUEOU UMA CONTA DE US$ 13 MILHÕES CONTROLADA POR FERNANDO SARNEY, FILHO MAIS VELHO DO PRESIDENTE DO SENADO, JOSÉ SARNEY (PMDB-AP). DEPÓSITOS NA CONTA SUPOSTAMENTE ILEGAIS FORAM RASTREADOS A PEDIDO DA JUSTIÇA BRASILEIRA. O DINHEIRO NÃO FOI DECLARADO À RECEITA, ESTÁ EM NOME DE UMA EMPRESA E ERA MOVIMENTADO EXCLUSIVAMENTE POR FERNANDO, QUE CUIDA DOS NEGÓCIOS DA FAMÍLIA NO MARANHÃO. AS INFORMAÇÕES SÃO DO JORNAL FOLHA DE S.PAULO.

Conta ai pra mim o que você achou!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. PEC 300 aprovada - últimas noticías disse:

    […] por melhores salários está dando resultado. Foi aprovada em primeiro turno, na semana passada, a PEC 300 (Proposta de Emenda à Constituição) que prevê a igualdade de salários entre os políciais militares do Brasil em relação aos […]

× Fechar