Arquivo

Que mal há em jogar com as regras?

Em uma tarde qualquer, em meio à minha monografia e mais uma sessão de Blogzona, conversávamos sobre aqueles blogueiros que dão atenção e importância demais à rankings. O papo inicialmente era sobre a atual condição do BlogBlogs e como a grande maioria das pessoas participam de campanhas apenas visando subir de posição no ranking da ferramenta. Em meio a essa conversa, eu (Rafa Barbosa) e o Jhony do inSUPORTÁVEIS, tivemos a brilhante idéia de criar uma campanha que teria a coragem de mostrar a sua real intenção: Subir no Ranking do BlogBlogs.

O que começou com uma idéia simples, contando apenas com a participação dos blogueiros que participam da BlogZona e de alguns poucos blogueiros, de uma hora pra outra se tornou um fenômeno. A cada login no meu blog eram mais de 30 comentários de pessoas que aderiam a febre. Iniciamos uma campanha que atingiu em cheio o ego da blogosfera.

Esse ainda não é o balanço final da campanha. Um post sobre resultado será feito no final da semana, quando, pelos nossos cálculos, tivermos atingido o ápice e o número de inscritos cairá. Esse post é para expressar o meu sentimento de orgulho. Orgulho por saber que uma simples ação comoveria tantas pessoas e faria aquelas, grandes defensoras dos ideais de “eu não me importo com rankings” mostrarem a sua verdadeira face. Há até quem parou de seguir os blogs participantes. Afinal, por quê?

Em pouco tempo colocamos blogs desconhecidos do grande público à frente de blogs consagrados, e isso meu amigo, dói no ego daqueles que estavam no topo. Esse era um dos principais objetivos da campanha. Mostrar que qualquer um, sem o mínimo de esforço consegue figurar em um ranking. Mas, acima de tudo, mostramos que de fato são os blogs desconhecidos do grande público que movimentam essa tal blogosfera.

A campanha vem dividindo opiniões. Alguns acharam a idéia genial, o que não deixa de ser verdade ;-), enquanto outros execraram a raça de quem a criou e na primeira oportunidade foram chorar as mágoas no Twitter do BlogBlogs. Como o próprio dono disse: A Campanha é legítima. Não fizemos nada além de jogar com as regras da ferramenta.

Ela conta links? Sim, e foi isso que promovemos. A troca de links entre blogs que beneficiaria a todos e colocaria aqueles que tanto se importam com rankings em posições mais confortáveis. Que mal há nisso? Em jogar com as regras? Em nenhum momento agimos de má fé em relação a qualque blog. Utilizamos da mecânica do sistema para promover uma alteração legítima.

Mas é sempre a mesma coisa. Tudo é legal enquanto o seu não tá na reta. Quando nego viu que estava sendo jogado pra trás e sua vaga ocupada por blogs com pouquíssimo tempo de vida, começaram a mostrar a sua verdadeira face. Para alguns, seríamos banidos do sistema. Para outros, fizemos uma enorme palhaçada. Para milhares, somos heróis e não me sinto mal falando isso. Basta ver os comentários das pessoas que estão participando.

Agora vir dizer que nossa campanha é furada e blah blah blah, sendo que os mesmos que criticam já participaram e até mesmo criaram campanhas semelhantes, porém com objetivos velados, é o que em algumas culturas se chama de hipocrisia. E como todos sabemos, isso é o que mais existe na blogosfera. Se você não está contente por ter caído posições, é tudo muito simples. Participe da Campanha ou então espere seis meses quando tudo irá se normalizar.

Enquanto isso, deixe aqueles que subiram aproveitarem o momento. É apenas mais um número no widget deles, mas para alguns deve ter um significado enorme. Não leve a internet tão a sério. Principalmente quando você se diz um blogueiro de humor.

É isso.

13 Comentários

  1. Fábio Buchecha

    @Cleiton,

    Estou babando ovo porque tiro sarro de comentário imbecil?

  2. @Fábio Buchecha, discorda nada, pelo que eu vi lá no contraditorium voce está só babando ovo

  3. Fábio Buchecha

    E se você procurar saber, também vai descobrir que discordo do Cardoso.

  4. Fábio Buchecha

    E sustento o que disse.

  5. […] disse nesse post, a minha única ressalva é que apenas jogamos com as regras e não vou fazer desse post uma defesa […]

  6. iniciativa muito ooa sim!! e to dentro dela…parabens a você Rafa..não conhecia seu blog mais conheço o Insuportaveis… e to participando…não sou jornalista, acho que não sei escrever muito…mas, amooo a troca de informaçoes que há na blogosfera..e por isso..fiz meu blog, pra divertir e informar da maneira que eu puder fazer…
    volto a dar os parabens e como novato nesse meio..nao poderia deixar de pedir pra que passasse lá pra olhar o conteudo!!

    hahahaha

    vlw cara..tá nos favoritos!!

  7. Fábio Buchecha

    Quem vai ganhar muitos links mesmo são os primeiros a serem linkados. Eu só vou ganhar link dos que postarem depois de mim. Vocês pedem para que a gente mande o link da postagem para o blog deles, para poderem fazer a atualização dos links, e eu espero que todos os participantes voltem lá e atualizem seus posts com todos os links para assim isso tudo poder ser chamado de campanha.

    Senão vai ser só mais um caça links.

    No mais, acho bacana a inciativa. Só espero que todo mundo atualize os links.

  8. Eu achei a iniciativa das mais criativas. Tanto assim que já estou participando. Aliás, este comentário também tem o objetivo de avisar da minha participação. Afinal, esta é uma das regras da campanha.

  9. Putz, fui escrevendo e perdi a noção… Olha só o tamanho desse comentário… rsrsrs!

  10. Bom…

    Você já sabe a minha opinião…
    Então…

    “Alguns acharam a idéia genial, o que não deixa de ser verdade ;-), enquanto outros execraram a raça de quem a criou e na primeira oportunidade foram chorar as mágoas no Twitter do BlogBlogs. Como o próprio dono disse: A Campanha é legítima. Não fizemos nada além de jogar com as regras da ferramenta.”

    E nesse meio aí, tem eu. Eu não acho que o que vocês fizeram foi a maior sacanagem do mundo, escacetando com o ranking do blog blogs, mas eu também não consigo concordar que é legal utilizar o meio que você condena para ganhar posições. Eu participei de várias das campanhas que vocês dizem que foram construidas somente para subir no ranking. E se isso for verdade, não foi a minha intenção. Eu só queria me divertir, tanto com o emo day, qnt com a contagem dos blogs, qnt com o blogueiro secreto.

    Não acredito que a ironia seja sempre a melhor resposta a esse tipo de coisa, mas entendo perfeitemanete quem queria utilizá-la…

    Beijos

  11. A campanha tá muito divertida. eu do 95761534267257548° lugar no ranking, agora estou entre os 200. Incrivel!! hahahahaha

    Não sei se ganhei mais visibilidade, mas que eu curti a parada, curti!

    Abraço!

  12. “…sendo que os mesmos que criticam já participaram e até mesmo criaram campanhas semelhantes, porém com objetivos velados, é o que em algumas culturas se chama de hipocrisia.”

    Falo tudo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios estão marcados *