Que mal há em jogar com as regras?

Posted by in Arquivo, Pensamentos

Em uma tarde qualquer, em meio à minha monografia e mais uma sessão de Blogzona, conversávamos sobre aqueles blogueiros que dão atenção e importância demais à rankings. O papo inicialmente era sobre a atual condição do BlogBlogs e como a grande maioria das pessoas participam de campanhas apenas visando subir de posição no ranking da ferramenta. Em meio a essa conversa, eu (Rafa Barbosa) e o Jhony do inSUPORTÁVEIS, tivemos a brilhante idéia de criar uma campanha que teria a coragem de mostrar a sua real intenção: Subir no Ranking do BlogBlogs.

O que começou com uma idéia simples, contando apenas com a participação dos blogueiros que participam da BlogZona e de alguns poucos blogueiros, de uma hora pra outra se tornou um fenômeno. A cada login no meu blog eram mais de 30 comentários de pessoas que aderiam a febre. Iniciamos uma campanha que atingiu em cheio o ego da blogosfera.

Esse ainda não é o balanço final da campanha. Um post sobre resultado será feito no final da semana, quando, pelos nossos cálculos, tivermos atingido o ápice e o número de inscritos cairá. Esse post é para expressar o meu sentimento de orgulho. Orgulho por saber que uma simples ação comoveria tantas pessoas e faria aquelas, grandes defensoras dos ideais de “eu não me importo com rankings” mostrarem a sua verdadeira face. Há até quem parou de seguir os blogs participantes. Afinal, por quê?

Em pouco tempo colocamos blogs desconhecidos do grande público à frente de blogs consagrados, e isso meu amigo, dói no ego daqueles que estavam no topo. Esse era um dos principais objetivos da campanha. Mostrar que qualquer um, sem o mínimo de esforço consegue figurar em um ranking. Mas, acima de tudo, mostramos que de fato são os blogs desconhecidos do grande público que movimentam essa tal blogosfera.

A campanha vem dividindo opiniões. Alguns acharam a idéia genial, o que não deixa de ser verdade ;-), enquanto outros execraram a raça de quem a criou e na primeira oportunidade foram chorar as mágoas no Twitter do BlogBlogs. Como o próprio dono disse: A Campanha é legítima. Não fizemos nada além de jogar com as regras da ferramenta.

Ela conta links? Sim, e foi isso que promovemos. A troca de links entre blogs que beneficiaria a todos e colocaria aqueles que tanto se importam com rankings em posições mais confortáveis. Que mal há nisso? Em jogar com as regras? Em nenhum momento agimos de má fé em relação a qualque blog. Utilizamos da mecânica do sistema para promover uma alteração legítima.

Mas é sempre a mesma coisa. Tudo é legal enquanto o seu não tá na reta. Quando nego viu que estava sendo jogado pra trás e sua vaga ocupada por blogs com pouquíssimo tempo de vida, começaram a mostrar a sua verdadeira face. Para alguns, seríamos banidos do sistema. Para outros, fizemos uma enorme palhaçada. Para milhares, somos heróis e não me sinto mal falando isso. Basta ver os comentários das pessoas que estão participando.

Agora vir dizer que nossa campanha é furada e blah blah blah, sendo que os mesmos que criticam já participaram e até mesmo criaram campanhas semelhantes, porém com objetivos velados, é o que em algumas culturas se chama de hipocrisia. E como todos sabemos, isso é o que mais existe na blogosfera. Se você não está contente por ter caído posições, é tudo muito simples. Participe da Campanha ou então espere seis meses quando tudo irá se normalizar.

Enquanto isso, deixe aqueles que subiram aproveitarem o momento. É apenas mais um número no widget deles, mas para alguns deve ter um significado enorme. Não leve a internet tão a sério. Principalmente quando você se diz um blogueiro de humor.

É isso.

Compartilhe!