Palestra Novas Mídias na MTV Minas – Rodrigo Carneiro

Por Arquivo

Compartilhe com os migos!

Rodrigo Carneiro - Créditos: CCI - Newton Paiva

Rodrigo Carneiro – Créditos: CCI – Newton Paiva

Na última quarta-feira, dia primeiro de abril, ocorreu no Centro Universitário Newton Paiva uma palestra sobre Comunicação e Novas Mídias na MTV Minas ministrada por Rodrigo Carneiro.

Basicamente ele apresentou um pouco dessas novas mídias e mostrou um pouco como é o processo e utilização das ferramentas da web 2.0 no chamado Jornalismo Jovem da MTV.

Segundo Rodrigo, “o jornalismo jovem é o jornalismo dinâmico, extremamente atual, objetivo, verdadeiro – tudo isso embalado com muita personalidade e atitude. O conteúdo é mais perecível que peixe de feira. Se demorar a soltar uma matéria ela caduca em poucas horas. Ele é direto e sem frescuras, sempre pontuando o que realmente interessa, sem ser sensacionalista“.

mtv-minas

Essa é a realidade que vemos atualmente nos blogs e Twitter, que Rodrigo abordou mais adiante. Mas hoje em dia é perceptível a necessidade de se lançar uma matéria o quanto antes. Mesmo em blogs sem qualquer vínculo com veículos jornalísticos, percebe-se essa preocupação em ser o primeiro a veicular a matéria. No Twitter temos essa agilidade em maior grau. Muitas vezes só uma mensagem avisando do acontecido, e ao longo do dia temos o follow up do acontecido.

mtv

Ainda de acordo com Rodrigo, “o excesso de informação na cabeça do jovem hoje é bem maior do que antigamente. A tendência é aumentar. Segundo a apresentação, daqui a alguns anos, as matérias serão só títulos. O usuário vai buscar sobre o assunto isso na internet sem passar pela matéria“.

Não tenho uma opinião formada a respeito dessa teoria de que em alguns anos o usuário irá buscar o conteúdo de um título da matéria na Internet. Acredito que a tendência é a notícia se tornar dinâmica. Menos texto e mais links que prossigam com o assunto. Mas deixar tudo por conta do Internauta pode ser arriscado, uma vez que se o assunto não lhe interessa, ele não permanece na página.

“Deixar que o usuário busque o conteúdo livremente incomoda o jornalista”.

Acho que deve incomodar mesmo, afinal a função do jornalista é informar. Se essa função se perde, perde-se também o propósito da profissão. Tá, viajei. Ou não. Mas a verdade é que de fato hoje o usuário busca o conteúdo livremente, mesmo antes de ver uma matéria veiculada em jornais, revistas ou qualquer outro meio. Muitas vezes o boca a boca, agora potencializado com ferramentas como o Twitter incentiva o usuário a buscar mais sobre determinado assunto.

A internet tem métricas que facilitam verificar o que há de certo e errado no jornalismo.

Acredito que as métricas existentes na Internet facilitam verificar o que há de certo e errado em qualquer área da comunicação. Podemos ver com eficiência a repercussão de uma campanha pra uma marca no Google, em blogs, no Twitter e em redes sociais como o Orkut. Essa métrica é possível graças a proximidade com o consumidor e a facilidade de monitorar o que se é falado nesse meio.

O jornalista se atualiza freneticamente, tanto com relação ao conteúdo quanto com relação às novas ferramentas da Web. Tem a cabeça aberta sem preconceito. Se interessa pelos mais diversos assuntos e, ao mesmo tempo, se dedica a fundo ao que mais gosta, buscando lançar tendências e apresentar novidades.

Acredito que essa descrição se encaixe perfeitamente para qualquer profissional no século XXI. Informação é imprescindível para o repertório de qualquer pessoa. Quanto mais completo o profissional, maior o seu diferencial no mercado.

Para Rodrigo, “o jornalismo jovem deve possuir uma linguagem objetiva, direta e sem frescuras, cada vez mais próxima da linguagem da internet e até do SMS”.

Acredito que essa linguagem esteja relacionada aos meios tradicionais como TV, rádio, jornais e revistas, uma vez que observado pelo mesmo, na Internet a linguagem adotada é bem diferente da tradicional, sendo marcada pela sua dinâmica.

Algumas observações acerca do perfil do jornalista jovem:

Não é o dono da verdade e aceita receber críticas tranquilamente.

Não impõe seu ponto de vista e sim abre espaço para uma discussão.

É curioso e sempre atento a novidades.

Tem personalidade própria e muita atitude.

Falar mais de uma língua.

Saber utilizar mais de uma plataforma (Mac, PC).

Ler muito sobre os mais variados temas, dos assuntos mais complexos aos mais simples.

Viajar o máximo possível convivendo com as mais diversas culturas.

Abrir a cabeça e se despir ao máximo de preconceitos.

Como já disse anteriormente, esse perfil deve ser incorporado em qualquer área profissional. É a evolução natural das coisas.

Já quase no final da palestra, Rodrigo mostrou aos alunos as plataformas em que a MTV Minas atua:

Canais offline: TV, rádio, jornais, revistas, etc.

Canais on-line: portais, blogs, redes sociais, etc.

Dentro desses meios, a proposta da MTV Minas é integrar o On-Line e o Off-Line, de forma a agregar informações e realizar programas multi-plataformas.

Rodrigo ainda tocou em um ponto interessante: Convergência de Mídias.

Como exemplo ele citou o caso de celebridades da televisão que migram para os blogs e redes sociais e o caso inverso, quando blogueiros vão para a televisão. Um dos exemplos citados foi o blogueiro Didi, do blog Te Dou um Dado?, que apresenta o programa Gay Show.

O caso mais famoso de celebridade que se tornou blogueiro está dentro da própria MTV: Marcos Mion. O apresentador tem um dos blogs mais visitados e comentados da blogosfera brasileira.

Concluindo

“O jornalismo atual tem relação direta com este fenômeno em rede das novas mídias”.

“Se voltarmos alguns anos, temos milhões de pessoas assistindo a um mesmo jornal, pór exemplo. Hoje, cada uma destas pessoas tem acesso a uma infinidade de conteúdo para escolher o que quiser, e tem ainda participação ativa na programação e transformação da informação (para o bem ou para o mal – desconfie da fonte)”.

Por isso, “objetividade” e “interatividade” são as palavras da vez. E como as ferramentas e plataformas para comunicar com o mundo são aprimoradas a cada dia – e estão nas mãos de qualquer pessoa – cabe a nós explorá-las ao máximo com criatividade e consciência“.

Não só o jornalismo como também a publicidade e demais áreas ligadas à comunicação tem uma relação direta com as novas mídias. Os meios se complementam e evoluem com grande velocidade. Integrar e utilizar da melhor forma são o caminho certo para quem quer trabalhar com comunicação, principalmente para o público jovem.

Eu me perfazendo de Twitteiro LiveStreaming! Créditos: CCI - Newto Paiva

Eu me perfazendo de Twitteiro LiveStreaming! Créditos: CCI – Newto Paiva

Fiz uma cobertura ao vivo no Twitter. Para ver como foi, clique aqui.

Compartilhe com os migos!

2 Responses to " Palestra Novas Mídias na MTV Minas – Rodrigo Carneiro "

  1. Nath disse:

    Oi Rafa, não tenho nada acrescentar. Só vim dizer, Oi. (p1)(asa2)

  2. Rafael sempre com o mesmo boné. A palestra parece ter sido maneira, e como não entendo muito sobre o assunto, só poderei acrescentar isso: interessante.

Conta ai pra mim o que você achou!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    × Fechar