Matérias que eu não tive…

Por Arquivo

Compartilhe com os migos!

Trocando e-mails com um dos professores da minha faculdade, fiquei sabendo que o primeiro período de Publicidade e Propaganda tem uma matéria chamada Tecnologias Avançadas em Comunicação. Segundo esse professor, atualmente os assuntos abordados em sala são os blogs e Twitter. Pensando nisso, sabe o que me deixa puto? No meu primeiro período eu tive na grade curricular Filosofia, Sociologia, Ciências Políticas, Lingua Portuguesa I e Teoria e Tecnica da Publicidade. Sabe em qual período eu tive matéria sobre novas tecnologias em comunicação? Em Nenhum.

A grosso modo, essa nova geração de futuros publicitários estará um pouco mais antenada do que a minha. Digamos que a minha turma precisou “se virar” e estudar por si mesma sobre essas novas tecnologias e tendências que vem revolucionando as formas como nos comunicamos e interagimos na rede. Claro que não foram todos que se ligaram nesse assunto, mas os que foram atrás, compreenderam e estão fazendo a diferença em seus trabalhos.

Fico feliz de saber que agora a faculdade se importa com essa evolução tecnologica e, principalmente, vem apresentado aos alunos conceitos e idéias que estão se tornando cada vez mais comuns na publicidade. Isso é bom por vários fatores, dentre os quais cito os principais:

– os alunos não ficam presos aos modelos tradiconais de publicidade.

– novas tecnologias permitem idéias mais criativas na elaboração de trabalhos.

– a possibilidade de os alunos desenvolverem estudos acadêmicos que introduzam essas idéias na própria instituição de ensino.

– mais usuários de blogs, twitter e demais redes sociais e com um conhecimento maior e direcionado à publicidade.

– no primeiro contato com o mundo acadêmico, no curso de publicidade, os alunos já se deparam com os conceitos e a dinâmica das mídias sociais.

Espero que essa matéria tenha uma semelhante que dê continuidade ao assunto. Principalmente nas matérias de Mídia e Planejamento, onde deveriam abordar novas mídias e como implementá-las em um planejamento e um plano de mídia. Além de apresentar aos alunos conceitos mais atuais e apresentação de cases dentro dessas mídias.

Vejo alguns professores fazendo parte do Twitter, criando blogs e levando esses conceitos para a sala de aula e promovendo a discussão. Fico extremamente feliz por isso e ao mesmo tempo triste por saber que não peguei essa fase de aprofundamento de temas que tanto admiro. Mas como todo mundo sabe, nem tudo é perfeito. Daqui a 4 anos teremos novas tecnologias e que a turma que está entrando hoje na faculdade, não terá nenhuma matéria abordando.

Compartilhe com os migos!

6 Responses to " Matérias que eu não tive… "

  1. Sabrina Mix disse:

    Ai, Rafa!

    Na minha época felizmente pude ter o laboratório e tinha uma parte que era só Jornalismo Digital. Aprendemos na marra, mas pelo menos aprendíamos alguma coisa.

    Beijos e sucesso!!!

  2. Pedro Alberto Andrade disse:

    Isso ae. Valeu pela citação e pelo comentário sobre meu projeto. Na verdade, acho que o nosso papel é bem esse mesmo, conscientizar essa nova geração (a qual estamos incluídos) de como as novas tecnologias e agregados podem fazer a diferença.
    Eu inclusive fiz uma recente doação la na massan-z(Agência laboratório da Newton Paiva) de um anuário de Propaganda 2008 e de várias edições da Meio Digital.
    A grande diferença está em quem procura e corre atrás…

  3. Lucas Diniz disse:

    Cara. Pensa no seguinte. Você não estudou mas já esta formado para enfiar isso na cabeça desses calouros. Muitoo mais legal.

  4. Monthiel disse:

    Realmente. Isso é fantástico para que novos usuários de blogs e midias sociais já tenham uma bagagem no uso consciente do serviço. Que façam deles plataformas de publicidade e não fiquem presos a forma de mídia impressa do passado.

    Abs,
    Monthiel

  5. Cafeina disse:

    é o que digo… maldita revista Vestibulandos 1999 que comprei e não tinha o curso de Consultoria de Midias Sociais

Conta ai pra mim o que você achou!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. […] me convidou para a conversa foi o professor de Novas Tecnologias em Comunicação, o Hely. Gente finíssima e que até então eu não conhecia. Quem me indicou pro cara foi a minha […]

× Fechar