Eu quero ser o Mário D’Alcântara quando crescer!

Por Arquivo

Compartilhe com os migos!

Olha a fera aí!

Olha a fera aí!

Provavelmente esse texto não quer dizer nada para a grande maioria das pessoas que chega até o Blog. Ele diz respeito mais a quem, assim como eu, faz parte do mundinho mágico da publicidade.

Portanto, fique a vontade para continuar a leitura ou então leia aqui 21 coisas sobre sexo que eu aprendi no PornoTube.

Uma coisa é fato nesse universo da publicidade: As mudanças são constantes e o que eu aprendi nos primeiros períodos, hoje, já está ultrapassado.

Alguns publicitários (creio eu, com mais tempo de profissão), mais ligados àquela publicidade tradicional, de várzea, não aceitam uma grande mudança que ocorreu nos últimos anos: a Internet entrou com tudo pela porta da frente e não vai aceitar ser expulsa da festa.

É difícil entender essa tal de mídia social. Essa parada estranha que a sua filha passa o dia todo acessando. Como é que se chama mesmo? Orkuts. EmiésseÊni. Tuíter. É tanta coisa nova, que o bom e velho papel couché tem ficado de lado.

Especificamente em Minas Gerais, o tradicionalismo ainda impera em algumas grandes agências de publicidade. Internet, mídias digitais e alternativas são praticamente as últimas opções durante um planejamento de comunicação. O lado bom disso tudo é que aquelas que já descobriram o poder desse novo meio já estão aproveitando cada segundo dessa nova onda e deixando seu nome cada vez mais em evidência.

Lá em cima eu disse sobre esses publicitários mais velhos que não sacam nada da internet, certo? Então. Como em toda regra há uma exceção, aqui a exceção tem nome: Mário D’Alcântara.

Mário D’Alcântara seria só mais um senhor de idade fofinho e engraçado se não fosse por um fato simples: Ele é publicitário há quase tanto tempo quanto meu pai é gente.

Quando ele começou na profissão eu nem sequer fazia parte do órgão reprodutor do meu pai.

Teoricamente, ele seria de um pensamento mais clássico. Estilo aquele pessoal que eu tanto adoro ver em Mad Men.

Mário D’Alcântara não tem nada a ver com aquele pessoal chatinho da publicidade. Ele é, com o perdão da palavra, simplesmente um dos caras mais foda e geniais que já vi em toda a minha vida.

Com os seus 66 anos de idade, ele tem uma visão da publicidade, do presente e do futuro, que muita gente que eu conheço e faz parte dessa área sequer consegue imaginar que exista.

Posso dizer sem medo algum que você entra em uma palestra dele de um jeito e sai completamente diferente.

Infelizmente, hoje foi a primeira vez que tive a oportunidade de escutar o que esse “velho” tem a dizer. E nas circunstâncias mais adversas possíveis. O tema da palestra era algo “blah blah blah Direito e Comunicação” e Mário foi convidado a falar sobre Ética na Publicidade.

Vale citar que ele é Diretor Executivo do Sinapro-MG. Ou seja, ali a palestra não era sobre Publicidade, Futuro da Publicidade ou Como ser um Bom Publicitário. Era pura e simplesmente o Diretor Executivo do Sinapro-MG falando sobre ética na Publicidade.

Seria apenas mais uma palestra se fosse com outro sujeito. Com o Mário (tomo a liberdade de tratá-lo assim) a coisa não ficou na mesmice.

As duas primeiras palestras trataram sobre Propaganda Enganosa e Defesa do Consumidor e Propriedade Intelectual. Ambas ministradas por Advogados. Advogados falando para publicitários.

A advogada que ministrou a primeira palestra deve ter falado alguma abobrinha durante o seu blah blah, pois quando o “velho” subiu no palanque, ele deu início a uma das palestras mais épicas que já vi na minha vida.

O que era pra ser um tratado sobre ética e propaganda se tornou uma lição de vida. A típica história de filme onde o “velho” mostra tudo aquilo que o mocinho inconseqüente e rebelde precisa ver para se tornar alguém.

Ele conseguiu com a ajuda de uma boa dose de sarcasmo e ironia desconstruir completamente as duas palestras anteriores. Tudo o que foi dito antes dele não é nada além de uma nuvem de “Blah Blah Blah” na minha cabeça.

A cada comentário mais ácido, desconstruindo a palestra sobre Publicidade Enganosa, era uma gargalhada daquele bando de aspirantes a publicitários. Muitos ali apenas riam da piada. Mas bem no fundo, não era uma piada. Ou era. Mas, particularmente, cada palavra dele soou como “esse mundinho aí ó, de faculdade, teoria e blah blah blah, tá mudando. A real agora é essa ó”.

E com poucos dados mostrou para uma platéia completamente imersa em suas palavras que sim: A internet não é mais o futuro e sim o presente da publicidade.

Eu gostaria do fundo do meu coração que a platéia da palestra fosse diferente. Ao invés de formandos em publicidade, poderia estar lotada de diretores de criação, planejadores, redatores, diretores de arte, mídias e atendimentos que tem a cabeça lá no início dos anos 80. É mais fácil ouvir um “idoso” de 66 anos de idade, mas com espírito de adolescente, do que ouvir os próprios “adolescentes” que estão entrando no mercado agora.

Eu quero ser o Mário D’Alcântara quando crescer.

Se quer saber um pouco mais sobre o que esse cara foda tem a dizer, acompanhe a sua coluna todas as sextas, no Jornal Hoje em Dia.

Compartilhe com os migos!

17 Responses to " Eu quero ser o Mário D’Alcântara quando crescer! "

  1. Cristiano d'Alcântara disse:

    Rafa, passando só pra dar a triste notícia que meu Pai faleceu há dois dias, no dia
    20/06/2023 com 80 anos e muito a contragosto. Partiu deixando saudade e com uma visão bem a frente do mundo. Depois vou compartilhar, se você quiser, os últimos artigos que ele escreveu. Grande abraço.

  2. É…basta ver que esse artigo é de 2009, e estamos em 2020 !!!
    Ou seja, de forma clara, o cara anteviu tudo!
    Sou jornalista e conheci o Mário fazendo freela pra agência dele e do Hamilton Gangana, a Hoje Publicidade. Havia saído das redações e começava a trabalhar por conta própria. Na época, muito anos atrás, fazer um bico era comum, mas viver de freela não…
    Enfim, nunca os esqueci!
    A gente sentia que o Mário é uma pessoa especial, basta ver a emocionante e linda resposta dele para o Rafa. Coisa mesmo de estrela de brilho próprio!
    Bjus a todos!

  3. Edson Gallo. disse:

    Verdade.
    Deu saudade do Mário.

  4. Ilton Elias de Freitas disse:

    Rafa, Parabéns! Só hoje, 28.12.12, li o seu excelente texto sobre o mestre Mário D’Alcântara. Como ele foi postado e 2009 eu pergunto: Mário continua brilhando? Conheci Mário num período de florescimento da Filatelia em Belo Horizonte. Ao lado de gigantes da Filatelia como Capúcio, Luiz, Comelli e tantos outros estava aquela figura excêntrica, blasè, aparentemente distante, vestida de gênio da Publicidade – terno bem talhado, camisa de listras suaves azuis com colarinho e punhos imaculadamente brancos, abotoaduras e gravata colorida. O cara só queria saber de galo ( seu tema na Filatelia) e do divino Beethoven! Eu sempre pensava: uma pessoa que é “devota” de Beethoven não é qualquer um. D’Alcântara, apareça. Tenho perguntas para você. Um forte abraço. Ilton Elias.

  5. Felipe Ribeiro disse:

    Tive o privilégio de conhecê-lo e de trabalhar com ele e posso dizer que o Mário é o cara!

  6. Leandro disse:

    Este artigo junto com os comentários ficou como diria o Marcelo Tas Tchuc..Tchuc.. demais..
    Conheço o Mário apenas pela coluna do Hoje em Dia e do Twitter.

    Simplesmente demais o cara.
    abraços,

  7. Rogério Domingues disse:

    Simplesmente sensacional….

    Muito bom….

    Parabens

  8. Só tenho que bater palmas… Conheci primeiro o Cristiano d’Alcântara… lá na FUMA – Escola de Design da UEMG. Depois fui fazer uns trabalhos com ele na antiga e excelente E-MEDIA. Conheci depois o Fred d’Alcântara, irmão e sócio do Cristiano, e por fim o Mário d’Alcântara… pai destas duas figuras. Tive o prazer de ter o Mário como meu professor de Marketing de Relacionamento na PUC e de participar de várias pescarias ao lado dele. Depois de muitas ideias… muitos peixes e boas risadas – estou de volta a ver o nome dele circulando no nosso meio e foi por este motivo que ele TINHA que ser o primeiro a falar no Quinta Digital, exatamente por todos estes motivos que o Rafa descreveu neste post.

    http://www.quintadigital.com.br – vai ser um show… espero que estejam lá pra ver… sentir e ouvir… Abração.

  9. Cristiano d'Alcântara disse:

    Obrigado Rafa pelas palavras.

    Nao preciso dizer muito. O fato dele ser meu pai, já basta.

  10. Portal Meira disse:

    E mais uma vez o blog mostra o poder que tem ahhahahha =D

    Mario que mario? ahhahha

    Mais um texto de leitura fácil e agradável =D tenho que aprender a escrever mais leve…

  11. Débora disse:

    Nossa Rafa, muito bacana o seu post e melhor ainda foi o comentário do Mário ! Muito phoda…Parabéns!

  12. Fábio Buchecha disse:

    Mário, eu acho que você matou o Rafa do coração agora 😛

  13. Mário d'Alcântara disse:

    Rafa,
    Vou arranjar uma gatinha linda procê, vou comprar uma caixa de Champagne carérrima, vou guardar um quilo de caviar, se minha grana der vou te dar um Porsche ou uma Lamborghini de presente,vou até comprar um apartamento de cobertura na Avenue Foch, em Paris. Mas antes de te dar tudo isso, quero te dar a coisa mais bonita que eu tenho reservada para um menino (elogio, tá?) que escreveu tanta coisa chique sobre um pé-na-cova como eu: quero ser seu amigo, o maior presente que um ser humano pode dar para outro. Se houver sinceridade no sentimento, se houver entrega e despojamento na amizade.
    Sou nada disso que você escreveu a meu respeito. Sou apenas um cara que vive no seu tempo e que tem o enorme privilégio de conseguir se comunicar com gente jovem e inteligente como você.
    Há muito tempo não ficava emocionado por ter sido tão elogiado. Até porque, recebo mais porrada do que tudo. Mas você se excedeu. Como amigo e como velho, agora como velho-amigo, só peço a Deus que te abençoe. Não queira ser o Mário d’Alcântara. Você já cresceu e ficou grande. Virou o Rafa. Não há nada superior a isso.
    Abração muito carinhoso procê.
    Mário

  14. rafabarbosa disse:

    Olá Natália! Poxa, fico MUITO feliz de saber que você lê minhas besteiras, digo, meu blog. hehehehe
    Poxa, seu tio é O CARA! Nunca vi uma palestra tão foda quanto a dele. =_

    Beijo pra vc tbm!

  15. Natália d'Alcântara disse:

    Rafa, não te conheço. Mas um dia eu estava olhando algumas coisas na net e achei seu blog. Acompanho o que vc escreve e adoro.

    Hoje, quando entrei não acreditei. Mário d’Alcântara é meu tio! E eu tb adimiro ele demais!!! rsrsrsr.

    Beijos pra vc!

  16. Bruno campos disse:

    Rafa, aqui, se vc gosta e quer ajudar a divulgar o stan up comedy em Bh, ajuda a divulgar essa promoçao (e participa também, claro)

    http://www.piordospiores.com/2009/06/promocao-relampago-stand-up-sport-club/

    to querendo ajuda para divulgar d quem é d BH…não to ganhando nada com isso, mas o grupo é realmente bom. se quiser ajudar, já agradeço!!!

    brigadão

  17. Pedro Américo disse:

    porra

    vc acaba de causar uma das maiores invejas que eu já tive.

    FODA! muito FODA

Conta ai pra mim o que você achou!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    × Fechar