Emulador de Game Boy Advance para Iphone – Tutorial de como instalar

02/09/2011 at 16:48

Emulador Game Boy para Iphone

Ontem estava trabalhando tranquilão quando a minha vadia, digo, meu amigo Danilo Guedes resolveu me fazer inveja ao mostrar o seu celular Android rodando Pokémon em um emulador de Game Boy. Inveja instantânea.

Inveja, pois um dos jogos que passei mais tempo jogando foi Pokémon. Nas suas versões Yellow e Red. E olha que eu nem tinha um Game Boy. Apenas um computador, um emulador e uma vontade latente de ser o maior ~Mestre Pokémon~ de Belo Horizonte.

Obviamente, fui atrás de informações relacionadas a emuladores para Iphone. Acabei encontrando o gpSPhone, emulador de Game Boy Advance. O problema todo estava no procedimento para instalar o aplicativo, que é um tanto quanto trabalhoso. Achei complicado no início, mas seguindo algumas informações de vários sites, consegui instalar o emulador e passei boa parte da minha noite jogando Pokémon FireRed.

Como sou um cara legal, vou escrever um tutorial por aqui explicando como instalar o emulador de Game Boy Advance no Iphone. Vamos lá!

 

Aplicativos

O primeiro passo é você ter um Iphone com Jail Break. Se você não tem, infelizmente nem adianta continuar a ler esse tutorial. Ele será completamente inútil para você.

O emulador utilizado é o gpSPhone, que você pode comprar por U$ 4,99 no Cydia Store e encerrar a sua leitura por aqui, ou adquirir de forma “brasileira” nos torrents da vida (que foi o meu caso).

Se você baixou via Torrent, continue a leitura. Afinal, vou ensinar como instalar um aplicativo no seu Iphone através de uma conexão SSH. Se você comprou o app, não precisa fazer essa gambiarra toda.

Pois bem. Com o gpSPhone em mãos, é hora de você baixar um aplicativo SSH que permita a conexão via Wi-Fi com o seu Iphone.

Depois de procurar bastante sobre o processo, encontrei a dica do WinSCP. É um programinha bem simples, que permite você acessar a raiz do seu aparelho através de conexão SSH, processo que explicarei adiante.

 

Instalando

Depois de baixar o gpSPhone, você perceberá que ele está em um formato .deb. É por esse motivo que precisamos executá-lo dentro do próprio Iphone.

O próximo passo é instalar o WinSCP. A instalação dele é bem intuitiva e segue o padrão normal de “clique em avançar e seja feliz”. Após instalado, a interface do programa estará assim:

Win SCP

Tela inicial do WinSCP

Agora, vamos fazer a conexão entre o seu computador e o seu Iphone. Ao executar o WinSCP, você terá a tela acima.

tela de login winscp - tutorial emulador iphone

Tela de login do WinSCP

Observação: durante o processo, desative o bloqueio automático do seu Iphone, pois, quando é bloqueado, ele encerra a conexão.

Para prosseguir, você deve estar conectado a uma rede Wi-Fi e, em seguida, descobrir o seu IP. Para isso, basta acessar Ajustes > Wi-Fi e acessar os detalhes da conexão:

Com o IP em mãos, vá novamente ao WinSCP e clique em New. Em Host Name, coloque o seu endereço de IP. Username, coloque “root” (sem aspas) e em Password digite “alpine” (sem aspas também” e clique em Login.

Na tela que aparecer em seguida, clique em sim. Se deu certo, você terá acesso a essa tela:

Do lado esquerdo você navega pelo seu computador e do lado direito, pelos diretórios do seu Iphone. O gpSPhone deve ser instalado no seguinte caminho:

/private/var/mobile

Mude a permissão para “777”.

Para enviar o arquivo, clique em Copy, no menu inferior do WinSCP. Aguarde a transferência do arquivo e pronto. Porém, o emulador ainda não está instalado.

Vá até o Cydia e adicione a seguinte source:

http://yourcydiarepo.org

Esse passo é importante pois você deve baixar o aplicativo Mobile Terminal. Normalmente, a versão disponível no Cydia roda apenas no iOS 3 ou inferior. Caso a sua versão seja essa, pule esse passo. Caso contrário, ele é essencial.

Adicionada a nova source, baixe o Mobile Terminal e instale.

Terminando de instalar o Mobile Terminal, execute-o. A interface dele é parecida com o bom e velho DOS, mas, pelo que li, é baseada em Unix. Como não manjo muito dessas putarias, não entrarei em muitos detalhes, mas o passo a seguir é importante, pois ele executará a instalação do emulador:

No Mobile Terminal, digite a seguinte linha de comando:

“su” (sem aspas) e aperte “Retorno”. O app vai pedir uma senha, que é aquela lá de cima “alpine”. Digite-a (ela não será exibida). Se tudo deu certo, você estará vendo essa tela:

Clique para ampliar

Ele já está no diretório do Emulador. Agora, digite a seguinte linha de comando:

dpkg –i gpSPhone6.6.7.deb

Se você realizou todos os procedimentos acima corretamente e digitou a linha de comando sem erros, o aplicativo já terá sido instalado. Terminada a instalação, digite o seguinte comando:

respring

Prontinho! O seu emulador de Game Boy Advance para Iphone está instalado!

Para instalar as rom’s, conecte-se através do WinSCP e envie os arquivos para o seguinte diretório:

/private/var/mobile/Media/ROMs/GBA

Boa diversão!


Links das fontes utilizadas nesse tutorial:

How to use SSH to transfer file on Iphone