Blogs na novela das oito: Chegou o momento da tão falada popularização?

Posted by in Arquivo, Cultura Pop

Os blogs estão ganhando espaço na mídia tradicional. Primeiro a capa da Revista Época e agora os blogs terão um papel na nova novela da Globo, Caminho das Indias, escrita por Gloria Perez. Isso quer dizer que os blogs estão se tornando relevantes na grande mídia? Ainda não. Então, o que essa exposição dos blogs na novela pode acarretar?

Nos primórdios da Internet no Brasil, uma novela das oito escrita pela mesma Glória Perez, utilizava a grande rede como catalisadora da história em questão. A novela era Explode Coração e apresentava a história da cigana Dara e do empresário Julio Falcão. Os dois se conheceram através de um chat e por essa conversa virtual foram evoluindo de apenas conversa para um romance.

Foi o bastante para a Internet se popularizar no Brasil. Foi o principal fator? Não, mas a novela foi o meio que apresentou à grande massa a tão falada Internet e mostrou algumas das possibilidades da rede. Todo mundo queria acessar e participar de chats. A novela mexeu com o imaginário das pessoas e foi, de certa forma, visionária em relação ao potencial da Internet e a comunicação através da rede.

Glória Perez parece inovar mais uma vez ao utilizar os blogs na novela. Eu ainda não sei exatamente qual será o papel dos blogs e sua relevância para a trama, mas, segundo informações do Wagner Fontoura, terá um núcleo da novela que trabalhará com os blogs.

É claro que, dependendo do contexto e de como os blogs serão utilizados na novela, essa será, com certeza, o ápice da popularização da ferramenta. A partir do momento em que os blogs são apresentados à grande massa, desperta a curiosidade das pessoas sobre o potencial da ferramenta. Se o blog for utilizado como um meio de comunicação entre personagens, como uma forma de contar o dia-a-dia, as pessoas terão vontade de criar um blog. Elas terão vontade de compartilhar o seu dia-a-dia com o mundo.

Todo mundo tem o que falar e, por falta de oportunidade ou conhecimento, não sabe de que forma isto é possível. Acredito que uma exposição dos blogs agora é algo extremamente positivo. Os blogs terão uma maior relevância em alguns aspectos, principalmente como forma de entretenimento para as pessoas. Espero que a comitiva que está indo conversar com Glória Perez faça o trabalho direito. Gabarito pra isso, alguns ali no meio têm de sobra.

Mas, resta saber se do ponto de vista blogueiro, essa será uma boa oportunidade. Existem pessoas que parecem não gostar da popularização dos blogs e das conseqüências que isso pode trazer. Será que a blogosfera será inundada com uma matilha de novos vira-latas? Creio que não. Muita gente não se dará ao trabalho de participar de rankings, memes e, de certa forma, nem tomará conhecimento do que acontece no olho desse furacão chamado blogosfera. Muitos que terão contato com os blogs através da novela, com certeza usarão a ferramenta por curiosidade.

Acredito que haverão estágios caso a novela realmente popularize os blogs.

O estágio na novidade, onde milhares de pessoas criarão seus blogs e terão o primeiro contato com a ferramenta. Aprenderão como utilizar e farão seus posts. Muitos usuários ficarão somente nesse estágio, não levando adiante, já que isso é comprovado na blogosfera. Blogs nascem e morrem todos os dias.

O estágio da popularização, onde os blogs se tornarão populares entre o público da novela. Muitos não criarão a ferramenta, mas irão procurar conhecer os blogs e navegar pelo conteúdo que eles disponibilizam. Com certeza um catalisador pra isso será o blog da novela e até mesmo o site. É mais fácil o público procurar primeiro nesses meios para depois partir para outras fontes.

Por fim, acredito que haverá um estágio de estabelecimento. Pessoas que tiveram o contato com blogs através da novela e, por curiosidade criaram um, farão parte do meio. Entrarão de cabeça na novidade e começarão a interagir com outros blogueiros. Uma forma de ligar essas pessoas serão as comunidades relacionadas à novela no Orkut. Dependendo do contexto, com certeza haverão tópicos do tipo “qual o seu blog”.

Digo, mais uma vez, isso tornará a ferramenta popular, não quer dizer que os blogs entrarão de vez no escopo de grande mídia, nem que se tornarão tão relevantes para o grande público. Ainda tem muito caminho pra trilhar e, com esse empurrão, pode ser que o caminho fique um pouco mais curto.

Estou apenas divagando. Não quer dizer que nada disso vá acontecer, mas, é o que eu penso e concluo através do que eu já estudei sobre blogs e mídia de massa em geral. Vamos aguardar os próximos episódios dessa novela.

Compartilhe!