Saiba tudo sobre a banda Jack Daniels – biografia e discografia

Posted by in Arquivo, Cultura Pop

Banda Jack Daniels

Em um improvável revival da chamada década perdida, a já esquecida banda Jack Daniels volta com tudo ao imaginário da cultura pop brasileira através de uma concorrida coleção de camisetas .

É possível encontrar garotas e garotos vestindo o nome da banda nos mais variados locais: baladas hipsters, baladas GLBT’s,  sertanejas e – principalmente – nas baladas rock. A febre tomou conta do Brasil e você descobre agora (se já não sabia) um pouco mais sobre a trajetória desse grande clássico do rock dos anos 80.

Quer saber mais sobre a banda Jack Daniels? Leia agora a biografia não-autorizada do grupo.

A banda surgiu em meados da década de 70, na cidade de Lynchburg, Tenessee, quando o jovem guitarrista Jasper Newton Daniel ganhou a sua primeira guitarra, uma Fender Stratocaster, mesmo modelo que do seu grande ídolo Jimmy Hendrix.

banda jack daniels Jasper Daniels

Jasper Daniels

Dedilhando os primeiros acordes, Jasper viu a oportunidade de mostrar o seu talento para mais pessoas através de um concurso de bandas que teria em seu colégio. Porém ele ainda não tinha uma banda. Foi quando conheceu, através de um anúncio no mural do colégio, o seu parceiro de composições, o baixista Johnnie “Walker” Preston. A afinidade musical dos dois foi imediata.

Johnnie já havia tocado em outras bandas, e chamou mais dois amigos para compor o grupo: Anthony “Chivas” Regal na segunda guitarra e Frank “White Horse” Marshall tomando conta das baquetas.

Com essa inusitada reunião, o mundo viu surgir a banda Jack Daniels (Jack era o apelido de Jasper no colégio).

A banda Jack Daniels

A banda Jack Daniels

A apresentação no festival de bandas foi um sucesso absoluto e os 4 jovens do Tenessee chamaram a atenção de um produtor local que viu um potencial absurdo naqueles quatro garotos.

Com riffs pesados e ao mesmo tempo letras descontraídas e divertidas, o quarteto logo assinou um contrato para a gravação do seu primeiro, único e mais emblemático álbum.

Em Outubro de 1982, chegava às lojas, às rádios e aos quartos de todo e qualquer adolescente americano o disco Old No. 7 (Old Number Seven – Velho Número Sete), uma clara referência ao local onde a banda ensaiava desde a sua formação. Uma velha casa na rua de Jasper, com o número 7.

Old Number 7 - O único disco da banda jack daniels

Old Number 7 – O único álbum do grupo

Em menos de duas semanas, os quatro singles do álbum dominavam todas as rádios e listas da Billboard.

Os riffs poderosos e o refrão pegajoso de Tenessee Whiskey, música mais famosa do quarteto, foram responsáveis pela ascensão meteórica do grupo.

Por todos os lugares era possível ver jovens com camisetas Jack Daniels estampando a capa do único e famoso disco. Garotos, garotas, jovens, adultos e até idosos não tinham o menor pudor em exibir o seu gosto musical.

O grupo se apresentou nos maiores festivais da época, sendo o mais memorável deles na Exposição de St. Louis, em 1984. A banda tocou para um público de 2 milhões e meios de pessoas, segundo a organização do evento. O que é, até hoje, o recorde de acordo com o Guinness Book.

Infelizmente o sonho não durou muito.

Devido a problemas com o seu vício em whisky, o vocalista Jasper Daniels veio a falecer em 1986 de uma cirrose hepática fulminante.

Desanimados com a perda do líder e principal letrista da banda, a Jack Daniels encerrou as suas atividades em setembro de 1986, com breve tributo ao falecido vocalista.

O mundo viu uma das maiores bandas de rock chegar ao fim no seu auge.

Atualmente, os demais integrantes da Jack Daniels não gostam de se expor. Dificilmente conseguimos ver alguma entrevista com Johnnie, Anthony e Frank. A mais recente delas é datada de 1993, quando Johnnie disse a emblemática frase que resume toda a breve e meteórica carreira do grupo.

Perguntado pelo jornalista o que o motivaria a voltar ao mundo da música, Johnnie disse:

- “Keep walking”.

Compartilhe!