A Greve dos bancários e o maravilhoso mundo da internet

Por Arquivo

Compartilhe com os migos!

Quero compartilhar com o pessoal da internet uma tecnologia fantástica com a qual descobri um mundo novo de possibilidades no meu dia a dia, há uns seis anos mais ou menos, quando abri a minha primeira conta bancária.

No início era difícil me acostumar, o único contato que eu tinha com tal criação era quando acompanhava minha mãe na rotina de dona-de-casa quando, com toda a bravura que lhe é peculiar, largava os afazeres domésticos e se dirigia ao banco para pagar contas. Não tinha mais do que meus 10 anos de idade.

Na época, era uma máquina grande, com uma telinha colorida e um tanto de botões. Eu curtia muito apertar aqueles botões, por menor que fosse a idéia do que aquilo significava. Era maneiro.

Mas, como disse acima, atingi aquela idade onde as responsabilidades começam a surgir e me vi obrigado a abrir uma conta bancária. Finalmente estava prestes a ter contato direto com aquelas máquinas.

Não vou me alongar no mistério. Basicamente, o que eu quero compartilhar com o pessoal da internet é algo chamado “caixa rápido” ou “caixa eletrônico”. Gostaria de introduzir-lhes também o seu primo rico, o Internet Banking. Sério, são duas das maiores invenções do ser humano. Sabe por quê?

O meu grande amigo, o caixa eletrônico.

O meu grande amigo, o caixa eletrônico.

Antes de prosseguir, quero tocar em um assunto de extrema importância: a greve dos bancários.

Da mesma forma como os ferroviários e os motoristas de ônibus de Belo Horizonte, os bancários fazem greve com a mesma freqüência com que tiram férias, ou seja, todo ano. Pelo menos duas vezes.

Banco é um serviço essencial, claro. Movimenta dinheiro, recebe pagamentos e faz transferências. Mas isso é para pessoas comuns. Pessoas que não sacam muito de internet ou que não tem o mínimo de massa encefálica necessária para utilizar o caixa-eletrônico. Não é a toa que ele também é chamado de “auto-atendimento”.

Dito isso, continuo a divagar.

Essas duas invenções simplesmente vieram para tornar os nossos serviços bancários independentes de seres humanos. Do it yourself, cara. Faça você mesmo.

Hoje no Twitter tinha uma turminha reclamando da greve. Vamos ligar os pontos: pessoas no Twitter, com conhecimento de internet e tecnologia para manusear um caixa eletrônico ou acessar um Internet Banking.

pensativo

Logo, por que diabos vocês estão reclamando da porcaria da greve dos bancários? Quem tem que reclamar é o motoboy que precisa descontar 50 cheques de R$ 500,00 todo dia. Quem tem que reclamar é o cara que não possui computador em casa e não manja muito de tecnologia.

Até mesmo quando você tem que tratar algo com seu gerente, pode ser facilmente resolvido por telefone.

Claro, se você é a empresa que contrata o motoboy para descontar os cheques, obviamente você também se irritaria. Mas a galerinha que tava reclamando no Twitter era tudo, menos empresários. Ainda bem.

Nego às vezes reclama demais que tem ralado muito e ganhado pouco. É a mesma coisa que o pessoal da greve tá alegando. Não que tenham trabalhado muito, pois, basicamente, trabalham apenas 6 horas por dia (10h as 16h), de segunda a sexta. Mas já cansei de ver funcionário na agência bem depois das 18h.

A grande diferença é que ao invés de fazer um post em blog ou ficar se lamentando no Twitter, a galera faz valer o seu direito de greve. Não tenho nada contra ou a favor a respeito das greves. Por mais que eu fique puto quando o transporte coletivo de Belo Horizonte entra em greve, eu entendo. Um dia pode ser eu ali, segurando uma placa de “melhores condições de trabalho” pagando a maior língua.

Portanto, se você é um cara que domina a internet e tecnologias em geral, para de reclamar de greve e vá acessar o site do banco ou utilizar as máquinas de auto-atendimento. Mesmo com a paralisação, não são 100% dos funcionários e sempre tem gente na agência.

A idéia de banco on-line é justamente para evitar a aglomeração de pessoas nas agências. Exemplificando melhor (e não é jabá), você sabe o porquê do slogan Unibanco 30 horas?

6 horas de atendimento na agência e 24 horas on-line no site. Caraca! É pra isso que serve a internets. Facilitar a vida das pessoas e empresas. Não é só pra baixar pornografia ou música pirata.

Usem a porcaria da Internet e do auto-atendimento. Quanto ao os bancários, o meu grande abraço a todos os grevistas. Tem uma negada estudando pra ocupar as suas vagas.

Compartilhe com os migos!

15 Responses to " A Greve dos bancários e o maravilhoso mundo da internet "

  1. LUIS disse:

    Putz…
    Você chegou lá, cara! Parabéns!

    Só 450.000 bancários pararam nas últimas negociações. O número não é expressivo: corresponde a 0,25% da população do Brasil. Mas eu acho a idéia bacana. Pensa bem! Pelo menos alguém anda levantando da cadeira e propondo melhor distribuição de renda, melhores condições de trabalho, planos de saúde e vales refeição. Eu sei que são pouquíssimos, mas pelo menos estes valorizam o próprio trabalho. Acho que tem algo haver com amor próprio, sei lá.

    Enquanto isso, os outros 189.550.000 devem estar ocupados com idéias e estratagemas mais importantes. Planejando reformas e discutindo a pós-modernidade. Ou não.

    Aliás, uma das diretrizes da última campanha foi justamente o auxílio-educação para complementar o pagamento de faculdade, mestrado, doutorado, MBA e o caralho a quatro. É… Pensando bem acho que a negada que está estudando, pagando faculdade, estagiando por R$600,00 sem registro em carteira, indo em hospital público não vê a hora de tomar as tais vagas

  2. pablorocha disse:

    Nem tinha visto o post antes, mas é isso aí mesmo, o brasileiro e preguiçoso e “burro”, quem nos dera pudéssemos nos auto-servir em postos de gasolina e outros serviços.

  3. elisabeth Marquesine muniz diniz disse:

    Meu caro, por favor, um pouco mais de respeito com o próximo. Você demonstrou neste texto ridículo o tamanho de sua ignorância e comportamento anti-social. Pois saiba que você não é melhor do que nenhuma destas pessoas que o senhorzinho julga com o mínimo de massa encefálica. Vamos combinar: Você é um idiota, vai arrumar algo better than this for you make. ok. bye.

  4. elisabeth Marquesine muniz diniz disse:

    Meu caro, por favor, um pouco mais de respeito com o próximo. Você demonstrou neste texto ridículo o tamanho de sua ignorância e comportamento anti-social. Pois siba que você não é melhor do que nenhuma destas pessoas que o senhorzinho julga com o mínimo de massa encefálica. Vamos combinar: Você é um idiota, vai arrumar algo better than this for you make. ok. bye.

  5. jefferson disse:

    Olá,

    Desculpe a falta de respeito mais esta greve é uma baderna, enquanto os grevistas tentão desesperadamente ganhar mais uns dias de ferias, nós que pagamos esta conta, meus funcionarios estão sem receber, estou pagando um juros absurdo com esta brincadeira, mesu credores não tem como realizar os pagamentos, pois a maioria deles utilizam transações que são feitas diretamente em bancos como Do Brasil e caixa, a sensação é que há interesse que isso se prorrogue por mais esta semana e com certesa tem gente ganhando muito dinheiro com isso.

    Vamos nós clientes paralizar esta mer**, vamos cancelar todos os serviços que compramos do banco aolongo destes ultimos anos em troca de credito ou alguma facilitação.

    Vamos fazer a greve do consumidor, não vamos mais ficar de braços cruzados.

    Gevistas, arrumem outra forma de atingir seus patrões, cancele operações de produtos, mais não prejudiquem o povo, nós não temos nada a ver com essa história e somos nós que pagamos seus salarios, arrumem outros meios.

  6. João Deiró disse:

    Não é fácil assim, Rafa. Determinados procedimentos só podem ser feitos na agência. Um amigo, por exemplo, teve o cartão de débito trocado logo antes da greve e precisava retirá-lo na boca do caixa, pergunta se retirou? Guias de recolhimento de custas judiciais, pelo menos no RJ, só podem ser pagas na boca do caixa. O que fazer se precisa entrar com um recurso? BTW, cadê o resultado da promoção do Besouro?? Abs

  7. rafabarbosa disse:

    Concordo em gênero, número e grau hahahahahaha.

  8. rafabarbosa disse:

    Eu tbm só passo em banco pra sacar dinheiro.

  9. rafabarbosa disse:

    Pois é. Eu tbm vi um bocado de gente na agência do Banco Real aqui perto do trampo.

  10. E o mais legal dessa greve é que não é uma greve total. Ontem precisava de um talão de cheques. Resolvi ligar no Itaú pra ver se tinha alguma alma viva lá e não é que tinha ?! Fui lá na agência, tinha 1 segurança, 2 gerentes e 1 caixa. Conversei com o gerente e fui pegar os talões no caixa. Awesome !

  11. Nath disse:

    2 votos pro seu post. Pessoas reclamam porque são preguiçosas.

  12. Depois que descobri a ouvidoria do BB na internet nunca mais precisei ir a banco resolver nada, só pra tirar uma grana, claro!

  13. Adamo Alighieri disse:

    Cara,

    No dia que impressoras começarem a imprimir dinheiro, eu nunca mais passo na porta de um banco. O resto eu já faço tudo pela telinha.

Conta ai pra mim o que você achou!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Links da semana no Me Tire Deste Ócio!!! | Me Tire Deste Ócio!!! disse:

    […] Greve dos bancários (Texto) […]

× Fechar