A blogosfera já foi mais acolhedora

Posted by in Arquivo, Pensamentos

Vocês se lembram de uma época na internet em que toda semana éramos convidados a participar dos famosos “memes”? Pois é. O tempo passou e o significado de meme mudou bastante. Hoje ninguém te convida a postar 5 coisas que você odeia, ou 5 previsões para o futuro do seu blog. Meme, hoje em dia, é mais conhecido como aquelas imagens em tirinhas (isso pra não entrar no assunto de que meme sempre foi qualquer imagem, vídeo, expressão que se viraliza pela rede).

Mas, não vou entrar no mérito dessa questão. É papo pra outra discussão. O que quero comentar aqui é que simplesmente não se vê mais esse tipo de “brincadeira” entre os blogs. Ficou tudo sério demais. Tudo hoje em dia é um negócio em potencial, e se não gerar alguma forma de lucro para o blogueiro, não vale a pena perder o tempo.

Acho até um milagre existir, ainda hoje, aqueles que publicam os “links da semana”. Mas, ao invés de ser um apanhado de coisas interessantes vistas pela web, se tornou apenas mais uma forma de fortalecer os “amigos”. Não vou ser hipócrita. Utilizo-me dessa facilidade quando possível.

O problema é que isso afastou demais as coisas. Antigamente, era legal você receber um e-mail pedindo parceria. Hoje, quem manda esse tipo de e-mail, ou pergunta algo no twitter, é simplesmente ridicularizado.

Pode ser que eu esteja sendo um pouco nostálgico, pensando no quanto a internet era mais amigável há alguns anos, mas tento sempre responder quando recebo algo do tipo. De forma educada, dizendo que no momento não estou trabalhando com “parceria”. Afinal, ainda está inviável organizar uma aba de parceiros, pegando banner por banner e publicando. Estou pensando no melhor formato para isso, mas não me dá o direito de humilhar alguém que tá começando agora.  Sei por que já passei por isso, e na época, existia muito mais companheirismo do que hoje em dia.Meus únicos “parceiros” atualmente são os caras que eu acompanho desde o início.

Acho que essa coisa de “profissionalização” dos blogs deixou quem está por trás disso um pouco mais frio. Digo, conheço muito blogueiro que hoje em dia é tratado como celebridade, e alguns poucos realmente não mudaram. Mas muitos, que nem chegaram a ser tão celebrados assim, adquiriram certa arrogância que eu realmente não consigo entender. Segundo eles, faz parte do personagem. Personagem é meu pênis na Sessão da Tarde.

Bom, para finalizar, não sei como as coisas serão daqui pra frente. Vejo os mesmos blogs sendo linkados nos mesmos outros blogs. Não vejo tanta novidade assim na “blogosfera” brasileira. E quando algo novo surge, infelizmente não pode ser tratado como novidade, já que não passa de mais do mesmo, e acaba ganhando notoriedade por simplesmente massagear os testículos alheios em troca de links e divulgação.

Taí, outra coisa que me irrita. Blogueiro que começa a “carreira” sendo todo simpático com todo mundo e, de uma hora pra outra, já se acha o Pereirinha do negócio. Mas vou ficando por aqui.

Espero que um dia a blogosfera volte a ser um lugar tão acolhedor quanto fora antigamente.

Compartilhe!